Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/07/2004 - 07h33

Prescrição veterinária pode determinar compra de ração específica

Publicidade

da Folha de S.Paulo

De diabetes a problemas cardíacos, existem alimentos específicos para os principais problemas de saúde do cão, que devem ser comprados desde que prescritos pelo veterinário. E mais: com exceção da ração para obesos, nenhuma outra funciona como remédio ou tratamento. Elas não curam, sua função é contribuir para a melhora do quadro clínico do animal.

O cocker Max, 9, tem diabetes desde os dois anos de idade. Nunca deixou de tomar sua dose diária de insulina, mas a dona conta que a alimentação especial influencia na disposição do cachorro. "Se tenho dificuldade em encontrar a ração para diabéticos e dou outra, vejo a diferença na hora. Ele bebe mais água, e o nível de açúcar no sangue aumenta, então tenho de aplicar mais insulina", diz a dona de Max, a representante comercial Odete Espozel da Costa Amorim, 45.

Já cachorro cardíaco, da mesma forma que o ser humano cardíaco, deve consumir pouco sal. Isso porque o animal "perde sua capacidade de excretar o excesso de sódio", explica o veterinário cardiologista Renato Saliba.

É o caso do poodle Tutty, 9, que ingere diariamente remédio para o coração e também a ração especial. "Ele é parte da família, faço de tudo para vê-lo bem", diz a criadora, a dona-de-casa Denise Frigo Salari, 50.

Leia mais
  • Comida para cão diabético ou cardíaco faz bem, mas não é remédio
  • Conheça alguns tipos de ração para cães

    Especial
  • Arquivo: veja o que já foi publicado sobre animais de estimação
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página