Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/03/2005 - 10h28

Infertilidade é alvo de estudos da acupuntura

Publicidade

da Folha de S. Paulo

Algumas pesquisas vêm mostrando que a acupuntura pode ajudar na reprodução assistida. Uma delas, feita em 2002 pelo instituto alemão Christian-Lauritzen, acompanhou 160 pacientes desse tratamento. Enquanto 80 receberam acupuntura 25 minutos antes da transferência do embrião, a outra metade não usou o método. No primeiro grupo, 42,5% das mulheres ficaram grávidas. No grupo de controle, a taxa de gravidez foi de 26,3%.

Dois anos antes, um estudo da Universidade Federal de São Paulo havia analisado os efeitos da acupuntura na fertilidade masculina.

Foram acompanhados 19 homens que tinham espermatozóides de baixa qualidade. Destes, dez receberam agulhadas em pontos específicos da acupuntura. Nos outros nove, as agulhas foram colocadas em pontos falsos.

"Os exames tinham alteração de quantidade, motilidade (capacidade de locomoção dos espermatozóides) e forma. Não houve mudanças nos dois primeiros, mas conseguimos alterar a morfologia, aumentando o número de espermatozóides com forma normal", diz o urologista e acupunturista Edson Gurkinkel, autor do trabalho.

Ele ressalta que a acupuntura pode ser uma ferramenta para ajudar na reprodução assistida. "Na fertilização in vitro, basta um bom espermatozóide. Quando eles possuem formas muito anômalas, esse pode ser um caminho", diz.

Após a pesquisa, Gurfinkel conseguiu bons resultados em alguns homens, mas não deu certo com todos os pacientes. "Não se trata de uma resposta divina para esse tipo de caso", alerta.

Leia mais
  • Caminhos alternativos ganham espaço na luta contra a infertilidade
  • Mulheres que sofrem de infetilidade têm estresse alto
  • Confira quatro tipos de terapias alternativas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre métodos de fertilização
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página