Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/08/2005 - 10h28

Prevenção deve começar no berço

Publicidade

MARCOS DÁVILA
da Folha de S.Paulo

Um dos grandes vilões da saúde de crianças, adolescentes e adultos é o baixo índice de aleitamento materno. A afirmação é da pediatra Roseli Sarni, da SBP. "Vários estudos de longo prazo comprovam o papel preventivo do leite materno contra obesidade, hipertensão, dislipidemias, problemas renais e até doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson", diz a pediatra.

Segundo a médica, o uso de leite de vaca também é danoso, na forma fluida ou em pó, se introduzido para crianças menores de um ano, pois, nesta idade, é desencadeador de doenças como anemia, problemas no rim e pressão arterial alta.

De acordo com um estudo epidemiológico desenvolvido desde 1978 na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, um bebê com baixo peso ao nascer (menos de 2,5 kg) tem uma alta probabilidade de ser um adulto obeso. A pesquisa, coordenada pelo professor Marco Antônio Barbieri, também mostrou que o aumento da cesariana está relacionado com o aumento de nascimento de bebês com baixo peso, mesmo entre as classes mais ricas.

Colaborou Tatiana Diniz

Leia mais
  • Estilo de vida e predisposição levam para criança doenças de adulto
  • Sedentarismo e muito computador também causam doença

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aleitamento
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página