Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2007 - 09h00

Efeitos do estresse tornam praticantes de esportes mais vulneráveis a lesões

Publicidade

AMARÍLIS LAGE
da Folha de S.Paulo

E stá estressado? Uma das recomendações mais comuns para aliviar a tensão é: pratique um esporte. A dica é correta, mas exige uma cautela: especialistas afirmam que praticar esportes sob estresse aumenta a vulnerabilidade a lesões.

Ricardo Nogueira/Folha Imagem
Adalberto Carvalho de Almeida, praticante de salto-triplo
Adalberto Carvalho de Almeida, praticante de salto-triplo
O problema levou o American College of Sports Medicine a divulgar, há quase dois meses, um guia dedicado à relação entre estresse e lesões e a estratégias para minimizar esse risco. Segundo o documento, fatores emocionais predispõem a lesões mesmo em quem tem bom condicionamento físico e se exercita em local adequado.

O guia, elaborado em parceria com outras cinco entidades médicas, como a sociedade americana de medicina esportiva, defende que o estado emocional do atleta também faça parte das avaliações de pré-temporada.

Embora a associação entre estresse e lesões já seja conhecida entre médicos, o problema ainda é subestimado, afirma o psicólogo esportivo João Ricardo Cozac, diretor do Ceppe (Centro de Estudo e Pesquisa e Psicologia do Esporte). "Muitos talentos foram perdidos assim. Eles são escalados porque estão bem fisicamente, mas estão estressados e ninguém detecta isso."

Leia mais
  • Respirar fundo ajuda no controle dos efeitos do estresse
  • Entenda os efeitos do estresse em praticantes de esportes

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre os efeitos do estresse
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página