Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/04/2007 - 19h07

Donos assumem rivalidade e divergem sobre cães e gatos

Publicidade

CAROL HUNGRIA
do Agora

É muito comum ouvir de um dono de cachorro frases de desprezo em relação aos gatos. Os felinos costumam ser taxados pelos amantes de cães como egoístas e pouco amáveis. Já no mundo de quem ama os gatos, a recíproca também é verdadeira. A maioria reclama da dependência extrema dos cães e detesta comentários sobre a suposta falta de amor que os gatos têm em relação ao seu dono.

Para desvendar esta rivalidade, a Revista da Hora conversou com especialistas e diversos donos de bichos para descobrir, afinal, o que faz os donos desses animais de estimação brigarem feito verdadeiros cães e gatos.

Rubens Cavallari/Folha Imagem
Cristina Blanes, personal trainer, tem gatos e se revolta quando o chamam de traiçoeiros
Cristina Blanes, personal trainer, tem gatos e se revolta quando o chamam de traiçoeiros
Para Sérgio Moro, psicólogo canino e felino da clínica Dog's House, os seres humanos costumam conviver com animais de estimação em troca de algo que eles não estão encontrando no seu relacionamento com outra pessoa, no ambiente profissional ou em sua vida pessoal. Mas o que leva a pessoa a escolher um ou outro bichinho?

"O gato é mais independente, principalmente os machos. Já o cão é um animal que vive em matilha e, decorrente disso, cria uma dependência maior em relação ao convívio com o ser humano, pois encara a família como um grupo", resume Moro.

Em geral, donos de gato são pessoas que não gostam de grude e valorizam a elegância, a beleza e a independência do animal. "Elas costumam ver isso no gato, acham uma coisa bacana", ressalta o zootecnista e mestre em psicologia pela USP, Alexandre Rossi.

Assim, em linhas gerais, os donos de gatos costumam ser pessoas mais solitárias e que não precisam de atenção o tempo inteiro e, por outro lado, os donos de cães são mais sociais e adoram fazer novas amizades.

Outra característica marcante dos donos de cães é que eles costumam ser pessoas menos sedentárias e, em muitos casos, até amantes de esportes. O cão é uma ótima companhia para caminhadas e fazem sucesso entre o pessoal que curte andar no parque ou na praia.

Além disso, os cães --exceto os de guarda, que geralmente são criados presos e sem muito contato com os donos-- têm como donos pessoas que querem se dedicar de corpo e alma ao bichinho. "O cão precisa sim de mais cuidado que o gato e é totalmente dependente do dono. Ele necessita brincar e caminhar para gastar energia, bem diferente do gato, que brinca e se diverte sozinho, quando quer", afirma a veterinária Priscila Moreira, da Pet Center.

É claro que cão e gato são diferentes apenas no quesito independência. Na hora de escolher um bicho, o novo proprietário precisa saber que, em relação a vacinas e visitas ao veterinário, os dois bichinhos vão dar trabalho da mesma forma. Os gatos, assim como os cães, também precisam tomar banhos com freqüência, cortar as unhas e até ter os dentes escovados, para evitar a formação de tártaro.

O cão também tem um horário de alimentação bastante regrado. "Quem tem gato pode deixar um pote de ração cheio para o dia todo e não precisa se preocupar com a fome do animal. Quando ele quiser, vai para a cozinha e come", detalha Priscila.

Para a profissional, os donos de gatos são, em geral, mais exigentes quando o assunto é a saúde do bichano. "Ele chegam no consultório cheios de informação. Já pesquisaram tudo sobre doenças e conhecem todas as respostas", conta.

Segundo Moro, a idéia de ter um gato como animal de estimação também é mais atraente para mulheres do que para homens. "Mas os gatos também são muito populares entre a comunidade gay", detalha, "pela elegância".

Colaborou Julia Baptista

Leia mais
  • Para atriz Mariana Hein, gatos são bastante companheiros
  • Você é uma pessoa de gatos ou de cães? Faça o teste

    Especial
  • Leia cobertura completa sobre bichos
  • Conheça o livro "Astrocats - Conheça seu Gato Pela Astrologia"
  • Conheça o livro "Os Gatos Nem Sempre Caem em Pé"
  • Conheça o livro "Por que os Cães São Assim?"
  • Conheça o livro "Por que os Gatos São Assim?"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página