Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2006 - 10h10

Jogador inativo há 7 meses vira aposta de Vanderlei Luxemburgo

Publicidade

TALES TORRAGA
da Folha de S.Paulo
MARIANA CAMPOS
da Agência Folha, em Santos

Vanderlei Luxemburgo já disse: conta com o zagueiro Jardel, 20, para a partida que decidirá o Paulista, às 16h de domingo, contra a Portuguesa, na Vila Belmiro.

Mais jovem atleta a integrar o elenco santista que vai brigar pelo título estadual, Jardel sofrerá com a falta de ritmo de jogo. Sua última partida oficial foi somente em 30 de agosto do ano passado, quando defendia o Vitória. São mais de sete meses sem atuar.

Domingos, Luiz Alberto e Manzur, titulares no setor, estão suspensos. Caso recue e não coloque Jardel, Luxemburgo tem duas opções: recuar o volante Maldonado ou escalar Ávalos, que operou o ombro e está sem jogar desde novembro de 2005. O único garantido é Ronaldo Guiaro, 32, mais velho atleta do grupo santista.

"O Jardel veio para o Santos porque tem qualidades. Lógico que ele é jovem, mas uma hora isso [ele estrear] aconteceria", defendeu Ronaldo. "Todo jovem tem seu primeiro jogo, e ele ainda está sendo felizardo de jogar uma decisão. Já estreei em uma partida assim. A gente se transforma."

Revelado no Avaí, de Santa Catarina, Jardel chegou ao Vitória em março do ano passado, aos 18 anos. Integrou a equipe júnior do clube baiano e teve ascensão rápida, mesmo não contando com passagens pelas seleções de base. "Ele é ótimo. Sabe sair jogando e trabalha bem com a perna esquerda", disse Sinval Vieira, vice-presidente de futebol do Vitória.

Na campanha que relegou o time à Série C do Brasileiro, Jardel fez 12 partidas, 11 como titular. E passou a sentir fortes dores no púbis em setembro, sendo afastado da equipe. Mesmo assim, seu futebol atraiu clubes de elite. O Grêmio foi um dos interessados, mas o Santos anunciou sua contratação em 15 de janeiro, no mesmo dia em que dispensava Luizão, Giovanni e Cláudio Pitbull.

Escolhido Jardel, recairá sobre o zagueiro uma responsabilidade maior do que sua própria idade.

Dos atletas que entrarão em campo contra a Portuguesa, ele será o único que não era nascido quando o Santos ganhou o Paulista pela última vez, em dezembro de 1984. Os outros dois atletas mais novos do que o período de jejum --o lateral-esquerdo Carlinhos, 19, e o atacante Renatinho, 18-- estarão com a seleção brasileira sub-20 que disputará a Copa Mediterrâneo, na Espanha.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia mais notícias no especial do Campeonato Paulista-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página