Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/04/2006 - 08h48

Santos busca vitória na Vila para acabar com jejum no Estadual

Publicidade

da Folha Online

O clássico deste domingo contra a Portuguesa é a terceira oportunidade concreta que o Santos tem para conquistar o Campeonato Paulista-2006 e encerrar uma "fila" sem ganhar o Estadual que se arrasta desde 1984.

Nas duas primeiras, o grito de "campeão" foi adiado. Na primeira chance, o time fez sua parte, derrotando o Bragantino, e ficou na expectativa de tropeços de São Paulo e Palmeiras. Os palmeirenses perderam do Paulista, mas o time do Morumbi venceu o América e evitou a comemoração.

No segundo "match point", o time de Vanderlei Luxemburgo fracassou justamente no clássico contra o São Paulo, único clube que pode tirar o título dos santistas. Além da derrota, o resultado de 3 a 1 no clássico representou a aproximação do adversário na classificação.

O Santos chega na última rodada do Paulista-06 com 40 pontos, apenas um a mais que o elenco são-paulino, que joga contra o Ituano, em Mogi Mirim. Para que o jejum não seja ampliado, o time de Luxemburgo precisa de uma vitória simples contra Portuguesa. Até mesmo a derrota pode dar o título ao Santos desde que o São Paulo não vença sua partida.

Para voltar a ser campeão estadual, a equipe da Baixada tem como trunfo o excelente desempenho demonstrado em casa nesta temporada. Em dez jogos na Vila Belmiro, a equipe do técnico Vanderlei Luxemburgo venceu todos, sendo nove pelo Paulista e um pela Copa do Brasil.

Um fator que pode atrapalhar o desejo santista é o adversário deste domingo. A Portuguesa está em situação complicada dentro do Paulista-06. O time do Canindé tem 18 pontos e está próximo da zona de rebaixamento. Um resultado que não seja o triunfo pode significar o descenso do time do Canindé à Série A-2 do futebol paulista.

Para a "decisão" de hoje, o treinador santista tem problema para escalar o setor mais regular da equipe. A defesa, que é a menos vazada da competição, com 19 gols sofridos, estará toda desfigurada. Luiz Alberto e Manzur, titulares absolutos, além de Domingos, estão suspensos.

Luxemburgo ainda não definiu, mas deve colocar Jardel, Wendel e Ronaldo. O atacante Geílson também tem chances de voltar a iniciar uma partida. Ele entraria no lugar de Magnum.

Santos
Fábio Costa; Jardel (Rodrigo Tabata), Ronaldo Guiaro e Wendel (Ávalos); Fabinho, Maldonado, Cléber Santana, Léo Lima e Kléber; Magnum (Geílson) e Reinaldo
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Portuguesa
Gléguer; Jackson, Bruno, Emerson e Leonardo; Alexandre; Rai, Sandro e Cléber (Jociválter); Diogo e Johnson
Técnico: Edinho

Estádio: Vila Belmiro, em Santos
Horário: 16h
Juiz: Wilson Luiz Seneme

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia mais notícias no especial do Campeonato Paulista-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página