Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/04/2006 - 18h10

Estratégia falha, e Corinthians perde a segunda no Nacional-06

Publicidade

da Folha Online

Fracassou a estratégia do técnico corintiano, Ademar Braga, de alcançar a segunda vitória seguida no Brasileiro com uma equipe mista. Neste domingo, o time de Parque São Jorge perdeu para a Ponte Preta por 3 a 2, em Campinas, pela terceira rodada do Nacional-06.

Em vez de alcançar o segundo triunfo, a ausência de titulares, casos de Coelho, Betão, Marcelo Mattos e Tevez, resultou na segunda derrota em três partidas dentro da competição. Com isso, o time de Parque São Jorge permanece com apenas três pontos. A Ponte Preta chegou aos seis.

Aparentemente, o segundo resultado negativo consecutivo --antes, derrota para o River Plate, fora de casa-- pouco importa para comissão técnica, jogadores e diretores. O foco é o jogo de volta das oitavas-de-final da Taça Libertadores contra os argentinos, na próxima quinta-feira.

Com essa mentalidade, Ademar de Braga iniciou o jogo com apenas quatro titulares. O goleiro Silvio Luiz, o lateral-esquerdo Gustavo Nery, que desfalcou o time nos últimos jogos e precisa pegar ritmo, o volante Mascherano, suspenso para a revanche com os argentinos, e o atacante Nilmar, que pediu para atuar --Ricardinho e Carlos Alberto, que iniciaram o confronto na reserva, entraram no segundo tempo.

A partida também marcou o retorno aos gramados do zagueiro Sebá, uma das primeiras contratações da era MSI e que se recuperou de uma contusão. O argentino não atuava desde o início de janeiro, quando participou da vitória do Corinthians sobre a Portuguesa Santista pelo Estadual. Naquela ocasião, esteve em campo apenas no primeiro tempo.

Após o confronto contra o River, o time corintiano volta a jogar pelo Nacional. Fará o clássico contra o São Paulo, no domingo. Um dia antes, a Ponte Preta enfrenta o Santa Cruz, em Recife.

Jogo

Mesmo com alguns titulares e outros jogadores que já fizeram parte da equipe principal --casos de Eduardo, Sebá e Roger--, o Corinthians esteve pouco inspirado em todo o confronto. O aparente desentrosamento esteve evidente na etapa inicial.

Roger, o principal articulador do time, esteve bem marcado e, com isso, a dupla de atacantes formada por Nilmar e Rafael Moura pouco produziu. Mesmo assim, foi eficiente em uma das raras oportunidades de gol.

Aos 25min, o goleiro Jean não segurou a cabeçada de Sebá. No rebote, Thiago Matias tentou afastar o perigo, porém chutou em cima de Da Silva e a bola entrou.

Apesar da vantagem, o Corinthians teve em Silvio Luiz seu principal personagem no primeiro tempo. Seguro, ele parou bons ataques da equipe de Campinas e também contou com a sorte para que o adversário não abrisse o placar, aos 10min. Quando o jogo estava 0 a 0, Almir aproveitou falha da defesa corintiana e chutou na trave.

Após o gol inaugural, o Corinthians recuou e passou a ser pressionado. A Ponte Preta, por outro lado, foi para cima e voltou a levar perigo. De tanto insistir, chegou ao empate, aos 43min, com Iran, após bela tabela com Danilo.

O panorama no segundo tempo não mudou. A Ponte Preta tinha maior domínio de jogo, enquanto o Corinthians apostava nos contra-ataques. A diferença é que a equipe de Campinas revertou em gol uma das chances criadas. Aos 14min, Rafael Santos aproveitou falha da defesa adversária e, livre dentro da área, tocou para o fundo da rede.

Quatro minutos mais tarde, o Corinthians teve a oportunidade de empatar, quando, em um lance duvidoso, o árbitro Antônio Hora Filho deu pênalti de Da Silva sobre Carlos Alberto. Roger cobrou duas vezes. Na primeira, acertou, mas o juiz viu invasão e mandou voltar. Na segunda, o goleiro Jean adivinhou o canto e evitou o empate.

Sem reação, a equipe corintiana pouco produziu até o final da partida. E pior: sofreu o terceiro gol, aos 38min, com Iran, que aproveitou cruzamento da esquerda e definiu a segunda vitória da Ponte Preta no Nacional-06.

O lateral Edson, aos 43min, ainda fez o segundo gol corintiano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página