Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/05/2006 - 23h43

River Plate "repete" 2003 e elimina Corinthians da Libertadores

Publicidade

da Folha Online

Três anos após sua última participação na Taça Libertadores, o Corinthians voltou a ser eliminado pelo River Plate (ARG), nesta quinta-feira, ao perder por 3 a 1, em pleno estádio do Pacaembu, em confronto válido pelas oitavas-de-final.

Após o terceiro gol do River, torcedores corintianos se revoltaram, quebraram um alambrado e passaram a invadir o campo, travando uma briga com a polícia militar. Após os incidentes, o árbitro decidiu encerrar a partida aos 40min.

O confronto desta noite foi uma reedição das oitavas-de-final de 2003, quando o River Plate eliminou o Corinthians com duas vitórias, ambas por 2 a 1.

Durante a semana, os corintianos reclamaram muito da arbitragem do primeiro jogo, em Buenos Aires. Os brasileiros reclamaram de um gol anulado de Tevez, de um escanteio marcado de forma errada que originou o terceiro gol do time argentino e da expulsão de Mascherano.

A diretoria corintiana chegou até a pressionar a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) pela arbitragem. Alberto Dualib, presidente do clube, e Kia Joorabchian, chefe da MSI, foram ao Paraguai para o sorteio da Copa Sul-Americana e aproveitaram para conversar com vários cartolas influentes da entidade, inclusive o presidente Nicolás Leoz.

O técnico Ademar Braga não contou nesta noite com o volante Mascherano, que foi expulso em Buenos Aires. Xavier entrou em seu lugar. O lateral-esquerdo Gustavo Nery, que reclamava de dores musculares, cedeu o lugar para Rubens Júnior.

O jogo

O Corinthians iniciou a partida esbanjando disposição e se lançou ao ataque desde o primeiro minuto. O River, ao contrário do esperado, não se limitou apenas a defender e até deu espaços no início.

O time do Parque São Jorge chegou a fazer seu primeiro gol aos 11min, mas o árbitro Carlos Chandía assinalou falta de Nilmar sobre um zagueiro antes de o atacante dar um toque por cobertura.

Nervoso em campo, o time brasileiro tinha dificuldade na criação das jogadas. A melhor chance da equipe veio em uma jogada individual de seu principal jogador, o argentino Carlitos Tevez. Aos 23min, o atacante recebeu bola na esquerda, cortou para o meio e chutou para boa defesa do goleiro Lux.

Mesmo sem criar grandes chances, o Corinthians abriu o marcador aos 38min. Ricardinho cobrou falta com precisão na cabeça de Nilmar, que desviou para o gol: 1 a 0.

O River Plate sentiu o gol, e o Corinthians passou a ter facilidades para atacar. O segundo quase veio aos 45min, quando a zaga argentina tentou fazer linha de impedimento e Nilmar ficou livre dentro da área, mas chutou para fora.

O segundo tempo foi muito disputado desde o início. Logo no segundo minuto, Tevez e o zagueiro argentino Gerlo se desentenderam, mas o árbitro deu cartão amarelo apenas para o meia Gallardo e para o zagueiro Marcus Vinícius.

O time brasileiro diminuiu o ritmo e o River passou a se soltar mais na partida. Após algumas jogadas perigosas pelo alto, o time argentino conseguiu o empate. Aos 11min, Gallardo cruzou da direita e Coelho marcou contra, de cabeça.

Com a necessidade da vitória, o técnico Ademar Braga procurou deixar o Corinthians mais ofensivo e tirou o volante Xavier para a entrada do meia Roger.

Mas o time do Parque São Jorge continuou muito nervoso em campo e acabou por sofrer o segundo gol. Aos 27min, após chutão do time argentino, o zagueiro Betão cortou de cabeça e a bola sobrou para Gallardo, que deu belo passe para Higuain desempatar: 2 a 1.

No desespero, Braga ainda promoveu mais duas alterações aos 33min para deixar a equipe mais ofensiva: tirou o lateral Coelho e o meia Carlos Alberto para as entradas do lateral Eduardo e do atacante Rafael Moura.

Três minutos depois o time argentino marcou mais um gol. Após cobrança de falta de Gallardo, Domínguez desviou de cabeça e Higuain completou para o gol: 3 a 1. Depois, não houve mais espaço para futebol e o jogo terminou em grande confusão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa da Libertadores-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página