Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2006 - 20h08

Líder, Santos vence Ponte e mantém invencibilidade na Vila

Publicidade

da Folha Online

Com dois gols contra, o Santos venceu a Ponte Preta por 3 a 1, neste sábado, na estréia da equipe na Vila Belmiro neste Campeonato Brasileiro, e manteve a liderança do Nacional, com 13 pontos em 5 jogos.

A equipe continua sem perder em seu estádio em 2006. Neste ano, o Santos disputou 14 partidas na Vila e só não ganhou uma --empate contra o Ipatinga, pela Copa do Brasil.

O Santos fez apenas sua primeira partida em "casa" na competição porque havia sido punida pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) com a perda de dois mandos de campo no Brasileiro do ano passado. Por isto, o clube teve que enfrentar, e derrotar, o Atlético-PR, em Mogi Mirim, e o Fortaleza, em Santo André.

Na próxima rodada da competição, o Santos joga contra o Fluminense, no Maracanã, em possível confronto de líderes.

Já a Ponte Preta, que tem sete pontos e perdeu sua segunda partida no campeonato, recebe o Grêmio, no próximo domingo, pela sexta rodada do Nacional.

O jogo

Como havia sinalizado durante a semana, o Santos entrou em campo com um novo esquema tático, o 4-4-2. Com a saída de um zagueiro ( a equipe atuava no 3-5-2), a defesa santista ficou mais desprotegida que o normal, já que seus laterais continuaram atuando como alas.

Assim, a Ponte Preta teve bastante espaço pelos lados do campo. Mesmo sem praticar um futebol vistoso, a equipe de Vanderlei Luxemburgo conseguiu somar três pontos que a garantem na liderança do Campeonato Brasileiro.

O melhor momento do Santos na partida foi exatamente o começo do jogo, quando o time marcava e atacava com muita vontade. Prova disto é que seu primeiro gol saiu logo aos 2min, quando Rodrigo Tabata cruzou da esquerda e contou com um desvio do zagueiro Preto, da Ponte, para abrir o marcador.

A partir daí, a Ponte cresceu no jogo e passou a levar perigo ao gol de Fábio Costa com freqüência. Aos 10min, depois de escanteio, a bola sobrou para Almir, que bateu por cima.

Aos 28min, Grande jogada da Ponte Preta. Luís Mário tabelou com Almir e bateu da entrada da área. A bola passou perto do gol de Fábio Costa.

Apesar de não atuar bem, o Santos foi competente para ampliar o placar. Aos 48min, Tabata bateu falta para o meio da área. A defesa da Ponte tentou cortar, mas a bola bateu em Da Silva, que acabou marcando contra.

Para a etapa final, as duas equipes voltaram sem modificações. Porém, ao contrário do primeiro tempo, quando o Santos iniciou no ataque, foi a vez da Ponte Preta atacar.

Aos 3min, depois de lançamento, Cléber Santana errou a bola, que sobrou para Iran diminuir.

Com o segundo gol sofrido na competição, o Santos passou por alguns momentos de nervosismo. Porém, aos poucos o time conseguiu aliviar esta tensão.

Mesmo com a relativa melhora, a equipe de Luxemburgo errava muitos passes. Estes erros eram a grande arma da Ponte Preta, que puxava alguns contra-ataques nestes momentos.

A defesa do Santos não se acertava e dava espaços para o ataque do clube campineiro, que quase marcou com Rafael Santos, de cabeça, aos 22min.

Aos 25min, entretanto, o clube da Baixada Santista aumentou. Após erro da defesa da Ponte Preta (que quase resultou no terceiro gol contra), o atacante Rodrigo Tiuí chutou forte para marcar.

O terceiro gol santista matou uma possível reação da Ponte. O técnico Oswaldo Alvarez tentou algumas modificações para deixar a equipe mais ofensiva e até conseguiu criar algumas boas chances, mas não conseguiu diminuir o marcador.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página