Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2006 - 18h01

Palmeiras vence o Santa Cruz e evita jejum de 2002

Publicidade

da Folha Online

Após oito jogos sem vencer, Palmeiras sofreu, mas conseguiu voltar a alegrar sua torcida neste domingo, ao derrotar o Santa Cruz por 2 a 1, em casa. O resultado evitou que o Palmeiras chegasse a jejum semelhante ao de 2002, quando a equipe foi rebaixada para a segunda divisão do Nacional e ficou nove partidas sem ganhar.

Rubens Cavallari/FI

Tite orienta o time contra o Santa Cruz

O último triunfo do Palmeiras tinha sido ainda no Campeonato Paulista. No dia 9 de abril, o clube derrotou o Santo André por 3 a 1, na última rodada do Estadual.

No Parque Antartica, o tempo sem vitórias era ainda pior. Há mais de dois meses, os palmeirenses não comemoravam os três pontos em casa. A última vitória aconteceu diante da Ponte Preta, no dia 19 de março.

A partida deste domingo marcou a estréia de Tite no comando do time. O treinador, que chegou com um discurso de que tinha como primeiro objetivo consertar o sistema defensivo, conseguiu um relativo sucesso ao montar a equipe com três volantes --Francis, Corrêa e Wendel.

Entretanto, esta cautela prejudicou muito o sistema ofensivo do Palmeiras. Com um homem a mais durante grande parte do jogo, o clube paulistano teve muita dificuldade na criação de jogadas. Assim, limitou-se a cruzar bolas, que, na maioria das vezes, paravam nas mãos do goleiro Gilmar.

Entretanto, de tanto insistir neste tipo de lance, o Palmeiras conseguiu marcar com Enílton, aos 34min do segundo tempo, o gol que tirou o clube da lanterna do Nacional.

A vitória garantiu ao Palmeiras o seu primeiro triunfo no Nacional, mas não o tirou da zona de rebaixamento. O Santa Cruz, que permanece com dois pontos, é o novo lanterna.

Na próxima rodada do Brasileiro, o Palmeiras terá o clássico contra o São Paulo, clube que o eliminou na Libertadores, quarta-feira, no Morumbi, enquanto o Santa Cruz enfrenta o Juventude, em Caxias do Sul.

O jogo

O Palmeiras começou bem o jogo. Com uma forte marcação na saída de bola, a equipe atacava pelas duas laterais e pressionava o Santa Cruz.

Este bom início garantiu ao Palmeiras abrir o marcador logo aos 4min, quando Correa cruzou pela esquerda e Leonardo Silva desviou, de cabeça, para o fundo das redes.

Após o gol, ímpeto ofensivo da equipe de Tite diminuiu consideravelmente. O time parou de exercer a forte marcação no campo de ataque e, com isto, o Santa Cruz passou a ter mais posse de bola.

Aos 14min, Ilsinho tentou tocar de letra no meio do campo e errou. Com isto, armou o contra-ataque do Santa Cruz. Rosembrick, em posição duvidosa, recebeu a bola e bateu. Sérgio deu rebote e Nenê empatou o jogo.

Treze minutos depois, Bruno Lança deu um duro carrinho por trás em Washington e foi expulso.

Com um a mais, o Palmeiras recuperou o controle da partida, mas começou a esbarrar naquele que seria seu grande problema durante o restante do jogo -- a falta de criatividade.

Exagerando nos cruzamentos, o clube do Parque Antarctica, pressionado pelos maus resultados, foi ao ataque de qualquer forma. Com isto, adiantou sua defesa para tentar evitar os contra-ataques pernambucanos, usando a linha do impedimento.

Para o segundo tempo, o técnico Tite sacou o lateral Ilsinho para colocar Michael. Com isto, passou Paulo Baier para a sua posição original, a ala direita.

Mesmo com as mudanças, o Palmeiras continuou jogando da mesma forma. Ofensiva, a equipe tentava de qualquer forma chegar ao gol da vitória, mas esbarrava na falta de qualidade de seu meio-campo.

Porém, aos 34min, o clube conseguiu o gol salvador. Após boa jogada de Michael, que chegou à linha de fundo e cruzou para o meio da área, Enílton subiu e de cabeça fez o gol da vitória.

Mais tranqüilo, o Palmeiras cresceu e mostrou mais qualidade, principalmente com Michael e Edmundo, que tiveram boas chances de ampliar o marcador nos minutos finais da partida.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Palmeiras
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página