Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2006 - 15h26

Mulheres vão ao tatame em busca de vaga na Olimpíada de Pequim-08

Publicidade

LUÍS FERRARI
da Folha de S.Paulo

O Campeonato Pan-Americano de judô, que começa amanhã e vai até sábado em Buenos Aires, vale mais para a equipe feminina que para a masculina.

Para os homens, que se preparam para o Mundial por equipes em setembro na França, é só mais uma etapa. Já para as mulheres, é a competição que pode garantir a vaga nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

O evento da Argentina é o primeiro dos cinco torneios que contam pontos para a classificação para a Olimpíada.

No masculino, em que há seis vagas para o continente americano, tradicionalmente, o Brasil consegue emplacar representantes nas sete classes de peso.

Já na disputa feminina, para a qual só se classificam as três melhores de cada peso nas Américas, a missão é mais complicada. Em Atenas, por exemplo, a delegação feminina só contou com cinco atletas --e ainda assim porque uma delas, Fabiane Hukuda (no meio-leve) foi beneficiada pela desistência da competidora canadense.

Nas duas categorias em que o Brasil esteve ausente no torneio olímpico feminino, médio (até 70 kg) e pesado (acima de 78 kg), a técnica Rosicléia Campos terá à disposição atletas mais jovem e com menos bagagem internacional em competições para adultos, respectivamente, Kelly Silva e Aline Puglia.

Mas a treinadora acredita que a eventual falta de experiência em competições internacionais não atrapalhará, dado os estágios em Cuba e no Equador que realizou com a equipe, visando a competição de Buenos Aires, sua prioridade no ano.

"Foram resultados bastantes positivos, e a equipe está bastante confiante. Ficou claro que as cubanas [as mais tradicionais adversárias do Brasil no continente] não são nenhum Bicho Papão", afirmou Rosicléia.

Veja a programação do Pan

Hoje
17h-19h: Congresso técnico e sorteio

Amanhã
10h: Início das competições
(pesado, meio-pesado, médio e meio-médio)

18h: Semifinais e finais

Sexta (26/5)
10h: Início das competições
(meio-leve, leve, ligeiro, superligeiro e absoluto)

18h: Semifinais e finais

Sábado (27/5)
9h: Competição de Kata

15h: Competição por equipes

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre judô
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página