Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/05/2006 - 17h21

Contra time inexpressivo, Brasil goleia e mantém tabu em jogos não-oficiais

Publicidade

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online, na Basiléia

Jogando contra uma equipe inexpressiva --o FC Lucerna-- e que ofereceu pouca resistência, a seleção brasileira aplicou mais uma goleada em sua trajetória rumo ao Mundial da Alemanha, 8 a 0, nesta terça-feira, na Basiléia (Suíça).

No último domingo, o time de Carlos Alberto Parreira passou fácil pelo time sub-20 do Fluminense, 13 a 1. Com o resultado desta terça, o Brasil manteve tabu de mais de 15 anos sem derrota em partidas não-oficiais, que não têm o aval da Fifa --a entidade máxima do futebol só reconhece jogos envolvendo seleções principais.

Veja a ficha e o lance a lance da partida
Confira fotos do jogo

A última vez que a seleção perdeu um jogo não-oficial foi na festa dos 50 anos de Pelé, em 31 de outubro de 1990, quando o time comandado por Paulo Roberto Falcão caiu diante de uma seleção do resto do mundo por 2 a 1, em Milão (Itália).

No domingo, a seleção faz seu último amistoso antes da Copa, quando enfrenta a Nova Zelândia, em Genebra.

O Brasil, que faz parte do Grupo F no Mundial, estréia no dia 13 de junho, contra a Croácia, em Berlim. Austrália e Japão completam a chave.

O jogo

Parreira iniciou o amistoso desta terça com o time que deverá estrear na Copa: Dida, Cafu, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho; Ronaldo e Adriano.

Taticamente, o treinador colocou Emerson bem recuado, praticamente como um terceiro zagueiro ao lado de Lúcio e Juan --com isso, Lúcio teve liberdade para descer algumas vezes ao ataque, como faz normalmente em seu clube, o Bayern de Munique (Alemanha).

Com 8min, o time suíço chegou com perigo. Righetti chutou dentro da área e Dida precisou se esticar para evitar o gol.

Aos 11min, foi a vez de o Brasil assustar o adversário, num chute de Emerson de fora da área. Aos 16min, após cruzamento na medida de Cafu, Kaká acertou o travessão do FC Lucerna.

Aos 20min, num contra-ataque, Kaká recebeu passe na direita de Adriano e bateu cruzado, marcando o primeiro gol da partida.

Como a equipe suíça não apertava muito a marcação nem chegava com perigo ao ataque, o Brasil aproveitava para tocar a bola e criar espaços para marcar. Aos 27min, Lúcio apareceu livre na área, mas parou na defesa do goleiro adversário.

Aos 38min, o Brasil chegou ao segundo gol. Após boa troca de passes, Ronaldo acertou a trave, Kaká pegou o rebote e cruzou da direita, com Adriano ganhando no alto de um defensor e marcando de cabeça.

Em ritmo de treino, aos 43min, Kaká lançou Ronaldo, que protegeu do zagueiro e, dentro da área, só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro e marcar o terceiro gol brasileiro.

A seleção brasileira voltou para a etapa final com a mesma formação do primeiro tempo, e ampliou aos 13min, quando Ronaldo recebeu passe de Zé Roberto dentro da área e só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Aos 16min, após excelente passe de Émerson, Lúcio, livre da esquerda, tirou do goleiro e fez o quinto gol brasileiro.

Aos 20min, Parreira fez quatro alterações: deixaram o campo Ronaldo, Ronaldinho, Kaká e Zé Roberto, entraram Robinho, Ricardinho, Juninho e Edmílson.

Aos 26min, Juninho ampliou após toque de Roberto Carlos em cobrança de falta. Em seguida, Cafu, Roberto Carlos e Emerson foram substituídos por Cicinho, Gilberto e Gilberto Silva, respectivamente.

Com fôlego renovado, o Brasil seguiu no ataque e ampliou com Robinho, chutando forte de fora da área, aos 33min. Aos 41min, Adriano se livrou de um marcador e anotou o oitavo gol.

FC LUCERNA
Zibung (Grego), Meyer (Bader), Lambert, Dal Santo (Nordine) e Diethelm; Righetti (Makuka), Mehmeti, Schwegler (De Napoli) e Andreoli (Malige); Tchouga (Ratinho) e N'Tiamoah.
Técnico: Thomas Wyss.

BRASIL
Dida, Cafu (Cicinho), Lúcio, Juan e Roberto Carlos (Gilberto); Emerson (Gilberto Silva), Zé Roberto (Edmílson), Kaká (Juninho) e Ronaldinho (Ricardinho); Ronaldo (Robinho) e Adriano.
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Local: Sankt Jakob Park, na Basiléia (Suíça)
Árbitro: Claudio Circhetta (SUI)
Gols: Kaká, aos 20min, Adriano, aos 38min, Ronaldo, aos 43min do primeiro tempo; Ronaldo, aos 13min da etapa final, Lúcio, aos 16min, Juninho, aos 26min, Robinho, aos 33min, e Adriano, aos 41min

Leia mais
  • Parreira abafa desentendimento entre Edmílson e Adriano
  • Apesar da fragilidade do rival, Parreira aprova amistoso do Brasil
  • Após goleada, seleção ganha "meia folga"

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página