Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/06/2006 - 11h56

Austrália bate o Japão e impõe a primeira virada da Copa-06

Publicidade

da Folha Online

A Austrália venceu o Japão por 3 a 1, em Kaiserslautern, em confronto que reuniu dois adversários do Brasil no Grupo F, e conseguiu a primeira virada desta Copa do Mundo. Além disso, a Austrália obteve sua primeira vitória e marcou seus primeiros gols na história dos Mundiais.

Com Cahill e Aloisi, que entraram no segundo tempo, a Austrália fez seus três gols de virada depois dos 38min do segundo tempo.

Confira relato, ficha técnica e estatísticas do jogo

Zico estreou numa Copa do Mundo fora da seleção brasileira. O ex-jogador, que comanda a seleção asiática desde 2002, também viu o Japão sofrer mais de dois gols pela primeira vez em jogos de Copa do Mundo.

O gol japonês, no primeiro tempo, veio aos 26min, num lance que levantou polêmica. A bola de um cruzamento de Nakamura entrou direto, passando por dois atacantes e dois defensores que subiram juntos para disputar a bola de cabeça e trombaram com o goleiro Schwarzer.

No banco, o técnico da Austrália, o holandês Guus Hiddink, insistiu para ver as imagens do gol no monitor do quarto árbitro para verificar uma possível falta de Takahara no goleiro.

O jogo

A Austrália começa melhor no jogo. Aos 6min, Mark Viduka exigiu uma dupla defesa do goleiro Kawaguchi e, aos 14min, Bresciano chutou forte depois de Kawaguchi cortar mal um cruzamento de Culina.

Apostando mais nos lances individuais, o Japão chegou com perigo aos 22min com Takahara em finalização de fora da área --o chute cruzado passou rente à trave do gol australiano.

A Austrália, porém, respondeu logo depois, aos 24min. O atacante Viduka deu ótimo passe para Grella, que obrigou o goleiro japonês a fazer boa defesa para evitar o gol do adversário.

Depois do gol japonês, aos 26min, a reação australiana ao lance duvidoso foi passional. Logo na saída de bola, Kewell arrancou pela direita, chutando com perigo por cima do travessão do gol japonês. O número de faltas australianas também se concentrou nesse período, com Grella fazendo falta violenta em Yanagisawa.

Aos 41min, a última boa oportunidade para um empate australiano ainda na etapa inicial veio numa cobrança de falta. Bresciano chutou na rede pelo lado de fora, à direita do gol japonês.

O segundo tempo foi mais morno, com a volta dos australianos com mais controle nos ânimos. O primeiro lance com real perigo de gol foi uma cobrança de falta de Viduka aos 24min, bem defendida pelo goleiro japonês.

O Japão, mais recuado, conseguiu conter as investidas australianas e passou a aproveitar oportunidades de contra-ataque para subir, com poucas reposições de bola.

Os australianos até tentaram aproveitar uma falha da defesa aos 36min, mas, na finalização do lance, Lucas Neill chutou longe. Porém o empate veio aos 38min com Cahill, que aproveitou erro do goleiro Kawaguchi.

O próprio Cahill fez o segundo aos 44min, e Aloisi aumentou o placar nos acréscimos. Os australianos voltam a jogar no dia 18, em Munique, contra o Brasil, enquanto os japoneses jogam no mesmo dia contra a Croácia, em Nuremberg.

Leia mais
  • Austrália conquista 1ª vitória do futebol da Oceania em Copas
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Austrália 3 x 1 Japão

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página