Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/06/2006 - 07h10

França aposta em Zidane e no seu "sucessor" contra juventude suíça

Publicidade

RAFAEL REIS
da Folha Online

Disposta a esquecer o fracasso do último Mundial, quando chegou na Ásia como favorita e foi eliminada ainda na primeira fase do torneio, a França estréia na Copa do Mundo-06 contra a Suíça, às 13h (horário de Brasília) desta terça-feira, em Stuttgart, apostando em uma dupla que representa o passado e o futuro da equipe: Zinedine Zidane e Franck Ribéry.

Considerado o melhor jogador da geração mais vitoriosa da história francesa, Zidane, campeão mundial em 1998 e europeu em 2000, já anunciou a aposentadoria para depois do Mundial.

Imediatamente, a imprensa do país achou um "substituto" para o craque. O eleito foi Franck Ribéry, talentoso meia-atacante de 23 anos, que chega à Copa do Mundo sem ter sido convocado anteriormente para o time nacional.

Destaque do time no período preparatório para o Mundial, Ribéry ganhou uma vaga na equipe titular do técnico Raymond Domenech com o corte do atacante Djibril Cissé, que fraturou a perna no último amistoso da equipe, contra a China, em 7 de junho.

Com a saída do jogador do Liverpool, a França irá utilizar o esquema 4-5-1, com dois meias atuando pelos lados do campo: Ribéry e Wiltord, que substitui Malouda, que se recupera de contusão.

A união entre a juventude de Ribéry e a experiência de Zidane, que integra a lista de seis remanescentes da campanha vitoriosa de 1998, é a virtude do time para derrotar um conhecido e indigesto rival.

Integrante do Grupo 4 das eliminatórias européias --o mesmo da França--, a Suíça disputa sua oitava Copa do Mundo após empatar duas vezes com os adversários de hoje no torneio classificatório --0 a 0, em março, e 1 a 1, em outubro, ambos no ano passado.

Com os confrontos recentes, é natural que as duas equipes se conheçam bem. E é exatamente neste conhecimento do time francês que a equipe suíça aposta suas esperanças de estrear com vitória na competição, o que não acontece desde 1954, quando o país sediou a competição e derrotou a Itália por 2 a 1 em sua primeira partida.

Com um time bastante jovem, o técnico Jakob Kuhn aposta em uma nova geração que se destacou nas categorias de base --o time venceu o Europeu sub-17 de 2002 e conquistou o primeiro título internacional da seleção.

Os maiores expoentes destes "garotos vencedores" são o zagueiro Phillipe Senderos, capitão daquele time, que atua no Arsenal, e Tranquillo Barnetta, meia bastante técnico do Bayer Leverkusen.

Além dos dois, a Suíça conta ainda com o atacante Alexander Frei, do Rennes, artilheiro do Campeonato Francês da temporada 2004/05 com 20 gols, que marcou sete vezes nas eliminatórias.

FRANÇA
Barthez; Sagnol, Thuram, Gallas e Abidal; Makelele, Vieira, Ribéry, Zidane e Wiltord; Henry.
Técnico: Raymond Domenech

SUÍÇA
Zuberbülher; Magnin, Senderos, Müller e Phillip Degen; Wicky, Vogel, Cabanas e Barnetta; Gygax e Frei.
Técnico: Jakob Kuhn

Local: Gottlieb-Daimler Stadion, em Stuttgart
Horário: 13h
Árbitro: Valentin Ivanov (RUS)
Na TV: Bandsports, Directv, ESPN Brasil, Globo e Sportv

Especial
  • Veja o perfil da seleção da França
  • Veja o perfil da seleção da Suíça
  • Veja a página especial do Grupo G
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página