Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 11h12

Angola aposta em psicólogo para reagir na Copa do Mundo

Publicidade

da Folha Online

Depois de perder por apenas um gol em seu jogo de estréia pelo Grupo D da Copa do Mundo, contra Portugal (1 a 0), no último domingo, Angola quer fazer melhor contra o México.

E a comissão técnica diz acreditar que o trabalho da seleção fora do campo, principalmente com o psicólogo da equipe, Laurindo Vieira, terá um papel importante para isso.

"Hoje à tarde, eles vão ter outra palestra com o psicólogo, que vai falar sobre confiança e aumento da força da mente", disse o porta-voz da seleção, Arlindo Macedo.

Vieira, professor da Universidade Católica de Luanda, foi chamado para a comissão técnica da seleção depois do mau desempenho do time na Copa África de Nações, em janeiro deste ano, após Angola só conseguir vencer um jogo, contra o Togo, e ser eliminada na primeira fase.

Com a campanha ruim, discutiram a possibilidade de derrubar o técnico Luis Oliveira Gonçalves, mas, em vez disso, optaram por aumentar a equipe técnica, contratando um psicólogo e um estatístico.

E para completar a preparação sem bola, o técnico do time também tem feito os jogadores assistirem jogos dos adversários, o que pretende continuar fazendo antes do jogo contra o México, nesta sexta-feira.

"Eles já viram alguns jogos [do México], mas um a mais nunca é demais", disse Gonçalves. "Cada um vai saber quem marcar e com o que se preocupar", afirmou o técnico.

A preparação de Vieira se concentra mais nos próprios jogadores, e menos no adversário. "O psicólogo fala com eles [os jogadores] sobre o funcionamento do cérebro e dos nervos e tenta melhorar sua auto-estima e deixá-los mais confiantes no time", disse o porta-voz do time.

"Não sei ao certo o que eles fazem nessas palestras, mas os jogadores saem rindo, falando sobre quem usa o lado direito do cérebro e quem não usa", afirmou Macedo.

O porta-voz afirma que o ânimo para o jogo contra o México é de vitória. "Eles sabem que temos que ganhar do México se quisermos passar para a segunda fase", declarou.

"Se empatarmos, teremos que tentar melhorar contra o Irã, mas não temos que guardar esforços para o último jogo", afirmou o porta-voz.

Angola e México se enfrentam em Hannover nesta sexta-feira. Pelo Grupo D, o Irã enfrenta Portugal no sábado, depois de ter perdido por 3 a 1 dos mexicanos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia as notícias do Grupo D da Copa do Mundo
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página