Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2006 - 18h47

Justiça arquiva processo contra a Michelin por "abandono" em Indianápolis

Publicidade

da Folha Online

A Justiça Federal dos EUA arquivou nesta sexta-feira o processo contra os organizadores da F-1 e do GP de Indianápolis, além da fornecedora francesa de pneus Michelin, pelo boicote de alguns pilotos durante o GP dos EUA, no ano passado.

"As equipes que usam pneus Michelin tomaram a decisão que acreditavam ser a melhor para seus interesses competitivos e profissionais. Assim, as escuderias não têm obrigação legal de deixar seus objetivos em nome das preferências do público", disse a juíza Sarah Evans Barker.

Durante o GP dos EUA do ano passado, em Indianápolis, a Michelin recomendou que as equipes equipadas com seus compostos não corressem a prova.

Apenas Ferrari, Jordan e Minardi, todas com pneus Bridgestone, largaram em Indianápolis. Os outros sete times foram orientados pela fornecedora a retirarem seus carros após a volta de apresentação --a fábrica não garantia a segurança de seus pneus para a pista norte-americana.

As equipes chegaram a pedir a inclusão de uma chicane para reduzir a velocidade em um dos setores do circuito, mas a proposta foi negada pelos comissários da prova, que também negaram-se a violar as regras e permitir que novos compostos fossem usados.

Os norte-americanos, que já não têm grande tradição na categoria, ficaram irritados com o ocorrido. O promotor da prova e dono do autódromo, Tony George, chegou divulgar os endereços da Michelin, da FIA e da FOM (holding que comanda comercialmente a categoria) para que a torcida encaminhe seus protestos.

Apesar da confusão, o GP dos EUA foi mantido no calendário de 2006, e acontecerá no dia 2 de julho, novamente em Indianápolis.

Leia mais
  • Erramos: Justiça arquiva processo contra a Michelin por "abandono" em Indianápolis

    Especial
  • Leia mais notícias no especial do Mundial de F-1
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página