Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/06/2006 - 21h03

Brasil assegura vaga nas oitavas, e França quebra jejum de gols

Publicidade

da Folha Online

Em seu décimo dia, a Copa do Mundo registrou neste domingo a classificação da seleção brasileira às oitavas-de-final e também o fim do incômodo jejum de gols da seleção francesa.

Se não foi brilhante --o primeiro tempo deixou o técnico Carlos Alberto Parreira profundamente irritado--, o Brasil teve o mérito de conquistar sua segunda vitória no Mundial-2006 e assegurar, com uma rodada de antecedência, um lugar entre os 16 melhores.

A vitória por 2 a 0 contra a Austrália, com gols de Adriano e Fred, mostrou a evolução do time, principalmente na etapa final.

Ronaldo, mesmo longe de justificar o apelido de "Fenômeno", se movimentou mais, preocupou os defensores adversários e deu o passe para o gol de Adriano.

"Houve melhora acentuada no desempenho da equipe. Contra o Japão a gente espera continuar crescendo, para chegar às oitavas com um ritmo bom", disse Parreira, logo após o jogo.

Com o resultado deste domingo, o Brasil se juntou a Portugal, Alemanha, Equador, Inglaterra, Argentina e Holanda, que também já se garantiram na próxima fase.

Com o resultado, o Brasil manteve a escrita. Desde a Copa de 82, na Espanha, a equipe venceu os dois primeiros jogos de seu grupo e assegurou vaga antecipadamente para a fase seguinte.

Na outra partida do Grupo F, Croácia e Japão ficaram no 0 a 0, resultado ruim para os dois países, que somam um ponto e estão atrás da Austrália, com três. A segunda vaga será definida quinta-feira, na última rodada.

Pelo Grupo G, a França quebrou, contra a Coréia do Sul, um jejum de quatro jogos sem marcar em Copas do Mundo. Mas o empate em 1 a 1 teve sabor amargo, já que os franceses começaram em vantagem e correm risco de ser eliminados ainda na fase inicial.

Para completar, advertido com o cartão amarelo, o capitão francês Zinedine Zidane pode ter feito hoje --se sua equipe não passar à próxima fase, e ele não mudar outra vez de idéia-- sua despedida da seleção nacional.

Suspenso, Zidane está fora do jogo contra Togo, na próxima sexta-feira.

Seleção do dia (eleita pela equipe Folha Online): Kawaguchi (JAP), Kaji (JAP), Lúcio (BRA), Simunic (CRO) e Babic (CRO); Kaká (BRA), Bresciano (AUS), Zé Roberto (BRA) e Niko Kranjcar (CRO); Robinho (BRA) e Malouda (FRA).
Técnico: Carlos Alberto Parreira (BRA).

Leia mais
  • Brasil volta a jogar mal, mas vence e se classifica na Copa do Mundo
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Brasil 2 x 0 Austrália
  • Brasil tem pior ataque em um início de Copa desde 1990

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página