Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 07h10

Arábia Saudita e Ucrânia jogam com estrelas em momentos distintos

Publicidade

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo
RAFAEL REIS
da Folha Online

Com seus principais artilheiros vivendo momentos opostos, Ucrânia e Arábia Saudita se enfrentam às 13h (horário de Brasília) desta segunda-feira, em Hamburgo, precisando vencer de qualquer maneira para chegarem na última rodada do Grupo H da Copa do Mundo dependendo só de seus resultados para continuarem no torneio.

Após ser goleado por 4 a 0 pela Espanha, na primeira rodada, o técnico Oleg Blokhin, da decepcionante Ucrânia, promete um time totalmente diferente para enfrentar os sauditas.

Para isto, estuda até mesmo a possibilidade de barrar o seu principal jogador, Andriy Shevchenko, do Chelsea, que é considerado um dos melhores atacantes do mundo, mas que não teve uma boa atuação na estréia.

Na Arábia Saudita, o técnico brasileiro Marcos Paquetá deverá escalar o experiente artilheiro Sami Al Jaber no time titular.

Aos 33 anos, o atacante do Al Hilal, que disputou os últimos três Mundiais, foi o grande nome da equipe que empatou por 2 a 2 com a Tunísia, na primeira rodada do torneio. Na ocasião, o jogador saiu do banco de reservas para fazer um dos gols do time, o que o tornou o único atleta asiático a marcar em três Copas --1994, 1998 e 2006.

Paquetá conta com o jogador para quebrar duas dolorosas marcas. O time asiático não vence em Copas desde o triunfo por 1 a 0 contra a Bélgica, na última rodada da primeira fase do Mundial de 2004. Desde então, a equipe já jogou oito vezes e só não foi derrotada em duas oportunidades --empates por 2 a 2 contra África do Sul (1998) e Tunísia (2006).

O outro tabu é a série de 16 partidas sem vencer seleções européias -- foram cinco empates e 11 derrotas. A última vitória contra equipes do continente do rival de hoje aconteceu há mais de quatro anos. Em janeiro de 2002, os sauditas passaram pela Islândia por 1 a 0, em jogo amistoso disputado em Riad (ARA).

Desfalques

Para a partida de hoje, as seleções têm problemas para escalar suas equipes. Na Ucrânia, o zagueiro Vladyslav Vashchuk, expulso contra a Espanha, não joga. Seu substituto será Dmytror Chgrynskyi, do Shaktar Donetsk. O meia Oleh Gusev, com problema no joelho, é dúvida.

Na Arábia Saudita, a grande baixa é o meia Mohammad Al Shalhoub, que foi liberado para voltar ao país devido à morte de sua mãe.

ARÁBIA SAUDITA
Zaid; Dokhi, Tuker, Al Montashari e Sulaimani; Al Ghamdi, Noor, Al Temyat e Kariri; Al Jaber e Al Qahtani.
Técnico: Marcos Paquetá

UCRÂNIA
Shovkovsky; Nesmachny, Rusol, Chygrynskyi e Yezerskyi; Tymoschuk, Gusin, Shelayev (Gusev) e Rotan; Voronin e Schevchenko (Vorobey).
Técnico: Oleg Blokhin

Local: Estádio de Hamburgo
Horário: 13h
Árbitro: Graham Pool (ING)
Na TV: Band Sports, Directv, ESPN Brasil, Globo e Sportv

Especial
  • Veja o perfil da seleção da Arábia Saudita
  • Veja o perfil da seleção da Ucrânia
  • Leia cobertura completa do Grupo H
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página