Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/06/2006 - 12h49

Meia equatoriano deixa Messi para trás em eleição de melhor jogador jovem

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A euforia é tanta no Equador com a classificação obtida para as oitavas-de-final da Copa da Alemanha que os torcedores do país conseguiram deixar o meia Valencia em primeiro lugar até agora na votação de melhor jogador jovem do torneio promovida pela Fifa.

Na última contagem, exibida no site do Mundial nesta segunda-feira, foi computado um total de 190.543 votos, com 20% (38.701) para Valencia. Uma campanha foi promovida pela internet no Equador para pedir apoio ao meia.

A votação do equatoriano o coloca na frente de estrelas como o argentino Messi, o português Cristiano Ronaldo e o inglês Rooney, todos atacantes e que aparecem, respectivamente, em segundo, terceiro e sexto lugares.

Messi, que já marcou um gol na Copa apesar de ainda estar na reserva, tem 17% dos votos (32.911), contra os mesmos 17% (32.399) de Cristiano Ronaldo, também autor de um gol, e 6% (11.990) de Rooney, que só pôde estrear na segunda rodada.

Entre os que podem receber votos para a eleição, que estará aberta à participação do público até o dia 5 do próximo mês, não consta nenhum brasileiro, já que os mais novos, Robinho e Fred, não nasceram a partir de 1º de janeiro de 1985.

Da escolha aberta ao público no site da Copa, sairão os três mais votados para integrar uma lista de seis, junto com outros três escolhidos pelo Grupo de Estudos Técnicos da Fifa. A decisão final será dessa comissão.

Valencia, de 20 anos, é jogador do Recreativo Huelva, campeão da segunda divisão espanhola nesta temporada, e foi titular nas duas partidas do Equador até agora na Copa, contra Polônia e Costa Rica, mas ainda não fez um gol.

As vitórias em seus dois primeiros jogos deram aos equatorianos a classificação antecipada para as oitavas-de-final. É a primeira vez que a seleção do país, que participa de sua segunda Copa, chega a essa fase.

Com a boa campanha, a Federação de Futebol do Equador já ofereceu ao técnico da equipe, o colombiano Luis Fernando Suárez, a renovação de seu contrato por mais quatro anos.

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página