Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 07h01

Hits ufanistas embalam campanha de Trinidad e Tobago na Copa

Publicidade

ALEC DUARTE
da Folha de S.Paulo

Assim como Brasil teve, um dia, seu "Voa Canarinho, voa", a seleção de Trinidad e Tobago disputa a Copa do Mundo da Alemanha embalada por hits ufanistas.

O ritmo, porém, é diferente do samba que o ex-jogador Júnior notabilizou na campanha brasileira na Espanha-82. Estreantes em Mundiais, os trinitários --que hoje tentam passar às oitavas-de-final do torneio-- torcem ao som do kaisa e do soca.

O sucesso da equipe na Copa (empatou com a Suécia na estréia e foi derrotada pela Inglaterra nos minutos finais do segundo jogo) ajudou também a impulsionar o disco "Time For Germany", lançado depois da histórica classificação do país numa repescagem contra Bahrain.

Ouça canções novas e os clássicos de apoio aos "Soca Warriors"

Em Trinidad, a mistura entre música e futebol é tão latente que a seleção nacional a sintetizou: ela é chamada de "Soca Warriors" (Guerreiros do Soca).

Apesar disso, o soca (fusão entre calipso e o soul) não é o ritmo que melhor identifica a ilha, futebolisticamente ligada à América Central (apesar de vários geógrafos a situarem na América do Sul).

Conhecido localmente como kaiso, o calipso --ritmo oficial do Caribe-- é o principal do país. Suas letras não diferem muito do que no Brasil foi popularizado pelo axé: insinuações e muito duplo sentido sobre sexo, política e crítica social.

No caso do futebol, os sons locais estão à serviço da seleção nacional há anos.

Em 1973, quando Trinidad perdeu a chance de disputar o Mundial após um polêmico jogo-desempate com Haiti (a equipe teve quatro gols anulados e, diz-se, os árbitros saíram de Porto Príncipe carregados de ouro e pedras preciosas), o sucesso "Mas in Germany" embalou o sonho do país de tomar parte do maior evento do futebol mundial.

Em 1990, várias canções trataram da tentativa (frustrada) dos "Soca Warriors" de chegar à Copa da Itália.

Especial
  • Ouça canções novas e os clássicos de apoio aos "Soca Warriors"
  • Veja a apresentação de Trinidad e Tobago x Paraguai
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página