Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 06h27

Polônia e Costa Rica duelam em busca do 1º ponto na Copa

Publicidade

da Folha Online

Costa Rica e Polônia fazem o primeiro jogo entre eliminados desta Copa do Mundo nesta terça-feira, às 11h (horário de Brasília). Ao mesmo tempo em que as atenções estarão voltadas para o jogo entre Alemanha e Equador, que define o destino das duas seleções na segunda fase, os dois eliminados lutam para dar o último suspiro ou o golpe de misericórdia para a sua reputação.

Para a Polônia, é importante conseguir ao menos marcar um gol para não sair, pela primeira vez na história, sem marcar numa Copa do Mundo. Depois de perder por 2 a 0 do Equador na estréia e por 1 a 0 da Alemanha, a última chance dos poloneses abrirem seu marcador neste Mundial será nesta terça-feira.

Com mais tradição em Copas do Mundo, é mesmo uma "questão de honra" para os poloneses vencer este jogo, como já declarou seu técnico, Pawel Janas. Um time que foi um dos poucos a participar da Copa do Mundo de 1938 e contabiliza seis Mundiais da Fifa, dois deles terminados em terceiro lugar (1974 e 1982), não admite facilmente sair cedo da competição, e sem nenhum ponto.

Por seu lado, a Costa Rica luta para não criar uma história que contenha uma participação em Mundiais composta só por derrotas. Em duas Copas do Mundo, a Costa Rica conseguiu se classificar uma vez, em 1990, com duas vitórias e uma derrota.

E mesmo quando eliminada na primeira fase, em 2002, os costarriquenhos, comandados pelo atual técnico, Alexandre Guimarães, conseguiram uma vitória contra a China e um empate com a Turquia antes de perder por 5 a 2 do Brasil.

No histórico contra a Polônia, no entanto, a Costa Rica fica em desvantagem. Há mais de dez anos, os times não se encontram, mas as duas únicas partidas, amistosas, foram vencidas pelo time polonês, uma em 1989 e outra em 1990.

Mas o time da América Central também tem mais um componente emocional para esta partida. Quer dar uma despedida memorável ao atacante Paulo Wanchope, que, mesmo perdendo, conseguiu marcar dois gols contra a anfitriã Alemanha no jogo de abertura. O jogador anunciou sua aposentadoria para depois deste Mundial.

COSTA RICA
Porras; Marín, Sequeira e Umaña; Badilla, Solís, Centeno, Bolaños e Drummond; Gómez e Wanchope.
Técnico: Alexandre Guimarães

POLÔNIA
Boruc; Baszczynski, Bak, Bosacki e Zewlakow; Smolarek, Radomski, Krzynowek e Jelen; Zurawski e Raziak.
Técnico: Pawel Janas.

Local: Estádio de Hannover, em Hannover
Horário: 11h
Árbitro: Shamsul Maidin (SIN)
Na TV: ESPN Brasil 2, Sportv 2 e Directv

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página