Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 07h30

Com objetivos diferentes, Suécia e Inglaterra disputam "título" do Grupo B

Publicidade

RAFAEL REIS
da Folha Online

Assegurar a primeira colocação do Grupo B e, com isto, enfrentar um adversário teoricamente mais fraco nas oitavas-de-final da Copa do Mundo. Este é o objetivo de Inglaterra e Suécia, que se enfrentam às 16h (horário de Brasília) desta terça-feira, em Colônia.

Além disto, as duas equipes duelam na expectativa de conseguirem cumprir algumas metas mais imediatas e, até mesmo, mais importantes no momento.

Na Suécia, a classificação. Apesar de estar em uma situação bastante cômoda --pode chegar à fase eliminatória mesmo com uma derrota se Trinidad e Tobago não passar pelo Paraguai--, o técnico Lars Lagerback não quer que sua equipe entre desconcentrada em campo.

Isto porque os suecos foram muito bem nas duas últimas Copas que participaram e sonham repetir o desempenho.

Em 1994, com uma equipe comandada por Martin Dahlin e Tomas Brolin, a seleção conquistou a terceira colocação, enquanto no último Mundial foi eliminada nas oitavas-de-final depois de uma grande campanha na fase inicial.

Na atual edição do torneio, a Suécia ainda não conseguiu repetir as atuações dos anos anteriores e, além de empatar em 0 a 0 com Trinidad e Tobago, sofreu muito para conseguir sua única vitória na competição (1 a 0 contra o Paraguai, com um gol de Ljungberg já no final da partida).

A Inglaterra, que já está classificada apesar de ainda não ter jogado bem, vê a partida de hoje como a oportunidade ideal para dar ritmo de jogo ao atacante Wayne Rooney, que voltou a jogar na vitória por 2 a 0 diante dos trinitários, na quinta-feira.

O jogador do Manchester United, que é uma maiores esperanças da equipe, não atuava desde o final de abril, quando sofreu uma fratura no pé direito.

Rooney irá substituir Peter Crouch, um dos dois jogadores "pendurados" que serão poupados pelo técnico Sven-Goran Eriksson, que enfrentará o seu país natal.

Além do "gigante" do Liverpool, o meia Steven Gerrard também ficará de fora da partida por este motivo. Owen Hargreaves deve entrar em sua vaga. O meia Frank Lampard, do Chelsea, que também está "pendurado", deve ser escalado por Eriksson.

O meio-campista, que vem sendo um dos destaques ingleses na competição, é um dos triunfos dos ingleses para tentar quebrar um tabu de 38 anos sem vencer os rivais de hoje --desde então, foram sete empates e quatro derrotas.

Se conseguir encerrar o jejum, a Inglaterra chegará também à expressiva marca de nove vitórias seguidas. Desde a derrota por 1 a 0 para a Irlanda do Norte em setembro do ano passado, a equipe triunfou em todos os seus compromissos --a derrota por 2 a 1 para Belarus, no final de maio, não é considerada como jogo oficial pela Fifa porque os ingleses utilizaram um "time B".

SUÉCIA
Isaksson; Alexandersson, Mellberg, Lucic e Edman; Linderoth, Wilhelmsson, Anders Svensson e Ljungberg; Larsson e Allbäck.
Técnico: Lars Lagerback

INGLATERRA
Robinson; Carragher, Rio Ferdinand, Terry e Ashley Cole; Hargreaves, Lampard, Beckham e Joe Cole; Owen e Rooney.
Técnico: Sven-Goran Eriksson

Local: Estádio de Colônia
Horário: 16h
Árbitro: Massimo Busacca (SUI)
Na TV: Band Sports, Directv, ESPN Brasil, Globo e Sportv

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página