Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 06h30

Contra surpresa da Copa, Alemanha busca primeiro lugar no grupo

Publicidade

THIAGO ARANTES
da Folha Online

Alemanha e Equador decidem, às 11h (horário de Brasília) desta terça-feira, em Berlim, a primeira colocação do Grupo A da Copa do Mundo-06. As equipes já garantiram lugar nas oitavas-de-final, após duas vitórias nas rodadas iniciais.

Uma das maiores surpresas do Mundial até agora, a seleção sul-americana joga pelo empate para conquistar a posição. As equipes têm seis pontos, mas o Equador acumula saldo de cinco gols, contra três da adversária.

A seu favor, os alemães têm o apoio da torcida. O país, que antes do início da Copa duvidava do time, passou a confiar mais nos comandados de Jürgen Klinsmann após os triunfos diante de Costa Rica --por 4 a 2-- e Polônia, quando o reserva Oliver Neuville abriu o placar aos 46min da etapa final.

O Equador, por sua vez, chega credenciado por ter derrotado poloneses e costarriquenhos com menos dificuldade. Além da eficiência ofensiva --com destaque para a dupla Agustín Delgado e Carlos Tenorio-- a seleção dirigida por Luis Fernando Suárez destaca-se pela boa defesa: é uma das seis que não levaram gols após dois jogos no torneio.

Na partida de hoje, contudo, os dois artilheiros podem não jogar os 90 minutos. O treinador já admitiu que pode poupá-los, visto que ambos tiveram problemas musculares durante a preparação e podem se ausentar, por causa das oitavas-de-final.

Pelo lado alemão, a única dúvida é o volante Torsten Frings, que sentiu a panturrilha no último treino da equipe e pode ser substituído. Os demais titulares estão confirmados pelo técnico Jürgen Klinsmann, que diz não abrir mão do primeiro lugar do grupo.

Caso o time alemão não consiga vencer e fique na segunda posição, enfrentará o primeiro colocado da chave B, a ser decidido no confronto entre Inglaterra e Suécia.

ALEMANHA
Lehmann; Friedrich, Metzelder, Mertesacker e Lahm; Frings (Borowski), Schneider, Ballack e Schweinsteiger; Podolski e Klose.
Técnico: Jürgen Klinsmann

EQUADOR
Mora; De La Cruz, Iván Hurtado, Espinoza e Reasco; Edison Mendez, Edwin Tenorio (Ayoví), Castillo e Valencia; Delgado (Kaviedes) e Carlos Tenorio (Borja).
Técnico: Luis Fernando Suárez

Local: Estádio Olímpico, em Berlim
Horário: 11h
Árbitro: Valentin Ivanov (RUS)
Na TV: Bandsports, Directv, ESPN Brasil, Globo e Sportv

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página