Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/06/2006 - 12h58

Croatas deixam de responder em inglês, mas australianos em croata, não

Publicidade

da Folha de S.Paulo

As ligações entre Croácia e Austrália, inclusive entre os jogadores de cada seleção, e a importância da partida que disputarão nesta quinta-feira já criaram um clima especial para o confronto.

Nas entrevistas coletivas da Croácia, o inglês foi vetado. "O croata é a língua oficial aqui", interrompeu o assessor de imprensa da equipe, enquanto o zagueiro Simunic, nascido na Austrália, respondia em inglês para uma audiência repleta de jornalistas australianos.

"Por que ele não pode falar em inglês se Viduka é autorizado a responder em croata nas entrevistas da Austrália?", reclamou o jornalista Peter Wilkins, de um canal de TV australiano. Apesar do protesto, Simunic teve de continuar sua resposta num croata pausado.

Além do zagueiro, outros dois jogadores da seleção da Croácia são nascidos na Austrália. Entre os da equipe australiana, há sete com ascendência croata, incluindo o atacante Viduka.

Para Simunic, essa situação não é importante. "Não estou preocupado com isso. Sou um profissional e estou interessado apenas em passar para a próxima fase", disse. "É só mais um jogo de futebol", acrescentou.

Já Viduka, que jogou até 1998 no croata Dínamo de Zagreb, acha que as ligações entre os dois países são um fator a mais para tornar especial a partida de quinta-feira.

"Obviamente por minha ascendência croata, jogar contra a Croácia é um grande acontecimento, não apenas para mim, mas para todos que têm ascendência", afirmou.

O assistente-técnico australiano Graham Arnold pensa parecido. "Há muitos descendentes de croatas que vivem na Austrália. Acho que existirão muitos torcedores com o coração dividido que ficarão felizes seja qual for o resultado."

A Croácia precisará vencer a Austrália e torcer para que o Japão não derrote o Brasil por um placar superior para chegar às oitavas-de-final.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página