Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 08h00

Agora "favorita", Argentina decide 1º lugar do Grupo C com Holanda

Publicidade

THIAGO BARROS RIBEIRO
da Folha Online

Depois da brilhante atuação contra Sérvia e Montenegro, quando aplicou a maior goleada do Mundial-06, a Argentina entra hoje em campo, contra a Holanda, na decisão do primeiro lugar do Grupo C, carregando pela primeira vez a responsabilidade de ser apontada como a principal favorita ao título em gramados alemães.

Embora o treinador José Pekerman e seus jogadores ainda tentem evitar o rótulo de favoritos, a exibição argentina nos 6 a 0 contra servo-montenegrinos entusiasmou não apenas seus torcedores, mas também a imprensa mundial e até mesmo apostadores --pela primeira vez desde que se iniciaram as apostas (um dia após a final do Mundial-02), a Argentina ultrapassou, nesta semana, o Brasil como time mais cotado na bolsa de palpites do Reino Unido.

Aliando-se o bom desempenho argentino --o time se classificou com uma rodada de antecipação naquele que era considerado o grupo mais difícil da Copa e ainda ostenta o melhor ataque do torneio, com oito gols-- ao fato de outros times favoritos, sobretudo o Brasil, não estarem apresentando um futebol dos mais vistosos na Alemanha, não há como negar que, queiram ou não José Pekerman e sua turma, a Argentina, ao entrar em campo hoje, será observada pelo mundo com outros olhos.

Nessa situação, o desafio que se apresenta ao time argentino é mostrar que o mesmo grupo, que até agora tanto se esmerou em suas declarações para se manter longe do grupo dos maiores candidatos ao triunfo na Alemanha e, dessa forma, conseguiu iniciar tão bem a competição, é capaz de manter o nível de jogo tendo a pressão do favoritismo sobre seus ombros.

Para o jogo de hoje, Pekerman deve poupar Heinze, Saviola e Crespo, os três pendurados com um cartão amarelo. Além deles, Lucho González, contundido contra a Sérvia, também não reúne condições de jogo. Misterioso, o treinador argentino só deve confirmar pouco antes do início da partida se a dupla Tévez e Messi começa jogando. Certo é que Maradona estará mais uma vez no estádio, torcendo, enlouquecido, por sua seleção.

Holanda

Embora não tenha despertado o mesmo entusiasmo da Argentina, a Holanda também iniciou o torneio com duas vitórias no Grupo C e se garantiu por antecipação nas oitavas-de-final do Mundial-06.

Com os mesmos seis pontos de seus adversários de hoje, os holandeses precisam da vitória para ficarem em primeiro lugar na chave porque têm desvantagem no saldo de gols --dois contra sete da Argentina. Porém, além da classificação em primeiro, a vitória teria um valor histórico para a Holanda, já que quebraria uma escrita holandesa em Copas.

Tendo já participado de outros sete Mundiais, a Holanda nunca conseguiu fechar sua campanha na primeira fase com três vitórias. Mesmo o lendário "Carrossel Holandês" empatou com a Suécia, em seu segundo jogo na Copa de 1974.

Porém, essa não seria a primeira vez em que o time de Marco Van Basten superaria um trauma holandês. Ao vencer Costa do Marfim, por 2 a 1, a Holanda conseguiu, pela primeira vez em sua história, duas vitórias em seus dois primeiros jogos num Mundial.

Assim como Pekerman, Van Basten deverá poupar para o jogo de logo mais os jogadores pendurados com um cartão amarelo, casos de Heitinga, Mathijsen, Van Bronckhorst, Van Bommel e Robben.

No confronto direto entre as seleções, vantagem para a Holanda, que venceu quatro dos sete jogos disputados, contra apenas um triunfo argentino. Desses encontros, três foram em Copas, com duas vitórias holandesas (1974 e 1998) e uma argentina, na final do Mundial de 1978.

HOLANDA
Van der Sar; Jaliens, Ooijer, Boulahrouz e De Cler; Van der Vaart, Cocu (ou Landzaat) e Sneijder; Kuyt, Van Nistelrooy e Van Persie
Técnico: Marco Van Basten

ARGENTINA
Abbondanzieri; Burdisso, Ayala, Coloccini (Milito) e Sorín; Mascherano, Cambiasso, Maxi Rodríguez e Riquelme; Tevez e Messi (Cruz)
Técnico: José Pekerman

Local: Estádio de Frankfurt
Horário: 16h
Árbitro: Luis Medina Cantalejo (ESP)
Na TV: BandSports, Directv ESPN Brasil, Globo e Sportv

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página