Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 06h15

Com time misto, Portugal põe recordes de Scolari à prova contra o México

Publicidade

THIAGO ARANTES
da Folha Online

Depois de vencer as duas primeiras partidas que disputou na Copa do Mundo-06, Portugal coloca em risco, nesta quarta-feira, uma das marcas de sua campanha no torneio --os recordes alcançados por Luiz Felipe Scolari no comando da equipe. Diante do México, em Gelsenkirchen, às 11h, o time lusitano entrará em campo sem cinco titulares.

Com sua seleção já classificada para as oitavas-de-final, o treinador brasileiro decidiu poupar cinco jogadores que têm um cartão amarelo, com receio de uma possível suspensão na segunda fase. A decisão afeta o lateral-esquerdo Nuno Valente, os meio-campistas Costinha e Deco e os atacantes Cristiano Ronaldo e Pauleta.

Ao abrir mão de quase meio time, Scolari arrisca-se a perder duas marcas históricas que alcançou recentemente. O de jogos de invencibilidade diante da equipe portuguesa --já são 16-- e o de vitórias consecutivas em partidas de Copas do Mundo --nove, desde a estréia com o Brasil em 2002.

Os mexicanos terão como único desfalque o atacante Jared Borgetti, contundido na estréia, contra o Irã. O jogador do Bolton só deve voltar a campo nas oitavas-de-final caso o time se classifique. Para fazê-lo sem depender do resultado de Angola diante do Irã, o time precisa de um empate.

A igualdade no placar também é boa para os portugueses. Com um ponto somado aos seis que obteve nas primeiras partidas, a seleção lusitana garante o primeiro lugar na chave.

A possibilidade de os times fazerem "corpo mole" para assegurar um resultado benéfico para ambos, contudo, é dificultada pela tabela do torneio. A decisão sobre primeiro e segundo colocados do Grupo C --de onde saem os adversários da próxima fase-- só acontece às 16h.

O vencedor da chave D enfrenta o segundo da C, e vice-versa. Para Scolari, não faz sentido tentar "escolher" um adversário entre Holanda e Argentina, duas equipes já classificadas. "O que eu queria era classificar. Há muito equilíbrio entre as equipes, todas as seleções são muito boas e por isso não há como escolher", afirmou o brasileiro.

PORTUGAL
Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Caneira; Maniche, Tiago, Figo e Simão; Postiga (Boa Morte) e Nuno Gomes
Técnico: Luiz Felipe Scolari

MÉXICO
Oswaldo Sánchez; Salcido, Rafa Márquez e Osorio; Pardo, Torrado, Méndez, Pineda e Zinha (Arellano); Omar Bravo e Fonseca (Guillermo Franco)
Técnico: Ricardo Lavolpe

Local: Estádio de Gelsenkirchen
Horário: 11h
Árbitro: Lubos Michel (Eslováquia)
Na TV: Globo, Bandsports, Sportv, ESPN Brasil e Directv

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página