Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2006 - 11h04

França pode ser eliminada no dia do aniversário de Zidane

Publicidade

da Folha Online

Nesta sexta-feira, a França entra em campo com a obrigação de vencer. E, mesmo que vença, pode ser que dois aniversariantes do time ganhem um presente que nenhum jogador de futebol deseja: ser eliminado de uma Copa do Mundo.

Patrick Vieira e Zinedine Zidane fazem aniversário no dia 23 de junho, a sexta-feira em que a França pode conhecer sua segunda eliminação seguida de uma Copa do Mundo logo na primeira fase.

A França precisa vencer o estreante time do Togo, que não tem chances de classificação e entrará em campo com cinco reservas que nunca participaram de um jogo oficial. E, para não depender de um resultado negativo da Coréia do Sul, que joga contra a Suíça, precisa garantir uma diferença de pelo menos dois gols contra os africanos.

Tendo empatado em 1 a 1 com a Coréia do Sul, que venceu o Togo em sua estréia por 2 a 1, a França precisa ultrapassar não só os quatro pontos que os asiáticos somam no grupo, mas também seu número de gols pró. Até agora, a França fez apenas um gol, em seu segundo empate em dois jogos deste Mundial.

Zidane, capitão do time, nem sequer entrará em campo. Está suspenso com dois cartões amarelos, um de cada jogo desta Copa do Mundo. Completando 34 anos na sexta-feira, com a aposentadoria anunciada para depois do Mundial, Zidane pode saber que sua carreira dentro de campo se encerrou no último domingo.

Vieira, que completa 30 anos jogando contra o Togo, faz sua 90ª partida pela seleção da França, tendo já contabilizados quatro gols pela equipe. O meia da Juventus entrou em campo no fim do jogo em que a França se sagrou campeã do mundo em 1998, com dois gols do agora veterano Zidane.

Mas Vieira também participou, novamente ao lado de Zidane, da campanha francesa no Mundial de 2002, quando a seleção foi eliminada sem ao menos marcar um gol.

Nesta sexta-feira, França e Togo se enfrentam às 11h (horário de Brasília) em Colônia. Ao mesmo tempo, Coréia do Sul e Suíça jogam em Hannover, definindo seu futuro e o dos franceses nesta Copa do Mundo.

Especial
  • Leia as notícias sobre o Grupo G da Copa do Mundo
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página