Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 06h30

Motivada, Gana enfrenta EUA por classificação africana

Publicidade

RAFAEL REIS
da Folha Online

Empolgada pela boa atuação na vitória por 2 a 0 sobre a República Tcheca, a seleção de Gana enfrenta os Estados Unidos, às 11h desta quinta-feira, em Nuremberg, de olho em uma das vagas do Grupo E para a próxima fase.

Empatados com os tchecos na segunda colocação da chave, os ganenses só precisam de uma vitória para assegurarem a classificação para as oitavas-de-final do torneio e honrarem uma tradição de 20 anos.

Desde 1986, quando Marrocos chegou à segunda fase do Mundial, sempre um time africano passou para as fases decisivas do torneio.

Responsável por um dos dois únicos triunfos da África na Copa (o outro foi da Costa do Marfim, que derrotou Sérvia e Montenegro por 3 a 2, na quarta-feira), Gana é a maior esperança do continente para manter a escrita --a Tunísia ainda pode se classificar, mas precisa vencer a Ucrânia e torcer contra a Arábia Saudita.

Entretanto, o time do técnico servo-montenegrino Ratomir Dujkovic terá dois importantes desfalques para o jogo contra os norte-americanos. Principais jogadores na vitória sobre os tchecos, o meia Sulley Muntari e o atacante Asamoah Gyan receberam o segundo cartão amarelo e estão suspensos.

Com isto, Derek Boateng, do AIK Solna (SUE) e Razak Pimpong, do Copenhague, terão a missão de substituir as "estrelas" e conduzir o time africano.

Ainda com esperanças de classificação, os Estados Unidos também terão problemas para escalar o seu time para o confronto decisivo.

O zagueiro Eddie Pope e o meia Pablo Mastroeni foram expulsos na "Batalha de Kaiserslautern", quando os norte-americanos empataram com os italianos por 1 a 1, e serão substituídos por Jimmy Conrad e DaMarcus Beasley, que volta à equipe após ficar no banco na última partida.

Com apenas um ponto conquistado, o time treinado por Bruce Arena terá que vencer os ganenses e torcer por uma vitória italiana contra a República Tcheca (para não depender do saldo de gols).

Entretanto, para conseguir o triunfo, os Estados Unidos terão que superar a ineficiência de seu ataque, que ainda não marcou gols no Mundial-06 (o único tento do time na competição foi marcado por um adversário, o lateral-direito italiano Cristian Zaccardo).

GANA
Kingson; Pantsil, Mensah, Mohammed e Illiasu; Boateng, Essien, Otto Addo e Appiah; Pimpong e Amoah.
Técnico: Ratomir Dujkovic

ESTADOS UNIDOS
Keller; Cherundolo, Onyewu, Conrad e Bocanegra; Dempsey, Reyna, Donovan, Convey e Beasley; McBride.
Técnico: Bruce Arena

Local: Frankenstadion, em Nuremberg
Horário: 11h
Árbitro: Markus Merk (ALE)
Na TV: Sportv 2, ESPN Brasil 2 e Directv

Especial
  • Veja o perfil da seleção de Gana
  • Veja o perfil da seleção dos EUA
  • Veja a cobertura completa do grupo E
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página