Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/06/2006 - 07h04

Diante do Japão, Brasil tenta recuperar Ronaldo, 90,5 kg

Publicidade

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online, em Dortmund

Sem a responsabilidade de ter que buscar a classificação, a seleção brasileira entra em campo nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília), contra o Japão, pela última rodada do Grupo F da Copa-2006, em busca do primeiro lugar na chave, de encontrar seu melhor futebol, de ganhar entrosamento e, principalmente, de recuperar uma de suas maiores estrelas, o atacante Ronaldo, cujo peso verdadeiro foi revelado na quarta pelo preparador físico Moraci Sant'Anna: 90,5 kg.

Apesar de o técnico Carlos Alberto Parreira não ter confirmado o time que sai como titular --pode poupar atletas por cansaço ou pelos cartões amarelos--, Ronaldo é um dos que tem escalação garantida já que, de acordo com o treinador, precisa jogar para adquirir ritmo.

Segundo os dados revelados por Sant'Anna, Ronaldo está 8,5 kg acima do peso que aparece no site oficial da Fifa, 82 kg, e 3,5 kg acima do declarado pelo próprio atleta antes do início da preparação, 87 kg.

O preparador ressaltou que o atleta já perdeu mais de 4 kg desde que se apresentou à seleção --ou seja, chegou com o peso perto de 100 kg. Porém afirmou que ele está praticamente em seu peso ideal atualmente -- sua altura é de 1,83 m.

"Do dia da apresentação para a véspera do jogo contra a Austrália, ele tinha perdido 3,2 kg. De lá para cá, perdeu mais um. Está agora com 90,5 kg, meio quilo acima do peso considerado ideal por seu percentual de gordura. Mas um quilo a mais, um quilo a menos é desprezível nesses casos", disse o preparador ao jornal "Lance".

Após atuações ruins nas duas primeiras partidas, Parreira não abre mão de colocar Ronaldo em campo para tentar "embalar" o jogador. "É bom colocar ele por 70, 65 minutos, para pegar ritmo. Ele só vai pegar ritmo jogando", disse.

Em seu site oficial, o jogador disse estar otimista para enfrentar os japoneses. "Estou muito animado para esse jogo. Estou me sentindo muito bem fisicamente e sei que jogarei ainda melhor", afirmou.

Time

Parreira negou-se a revelar o time que vai jogar diante dos japoneses, treinados pelo brasileiro Zico. Vai divulgar a escalação somente momentos antes da partida, no vestiário. Três titulares estão pendurados com um cartão amarelo --Cafu, Emerson e Ronaldo. Se não levarem mais nenhum, entram zerados na segunda fase.

"Temos algumas variantes, algumas possibilidades, algumas coisas para serem retocadas e analisadas. Não tenho nenhuma pressa, e a necessidade do jogo é relativa. Vou anunciar a equipe amanhã", disse o treinador, que quer usar o jogo como treino para as oitavas-de-final.

"O importante é que o time cresça de jogo para jogo, que chegue às oitavas num estágio bom para poder almejar as quartas, a semifinal e a final. A gente espera que sem essa pressão de ter que classificar o time possa ir melhor. O jogo para o Japão é de vida ou morte, não vai ser um jogo fácil para a seleção brasileira. Vai ser um bom jogo de preparação para as oitavas", analisou.

JAPÃO
Kawaguchi, Kaji, Nakazawa, Koji Nakata e Alex Santos; Fukunishi, Ogasawara, Hidetoshi Nakata e Nakamura; Yanagisawa e Takahara.
Técnico: Zico.

BRASIL
Dida, Cafu (Cicinho), Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Emerson (Gilberto Silva), Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho; Ronaldo e Adriano (Robinho).
Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Local: Westfalenstadion, em Dortmund
Horário: 16h
Árbitro: Éric Poulat (FRA)
Na TV: Bandsports, Directv, ESPN Brasil, Globo e Sportv

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a seleção brasileira
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página