Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 10h31

Comitê Disciplinar da Fifa vai advertir a Federação do Togo

Publicidade

da Folha Online

O Togo faz nesta sexta-feira seu último jogo na Copa do Mundo, contra a França, já eliminado com duas derrotas no Grupo G, mas não deve sair da Alemanha sem receber uma advertência ou um aviso do Comitê Disciplinar da Fifa.

Fora do campo, os togoleses deram motivos para a preocupação: desde que chegaram à Alemanha, os jogadores ameaçavam não entrar em campo por causa da falta de acordo com a federação do país sobre a premiação pelos jogos da Copa do Mundo.

"A Federação Togolesa de Futebol será convocada pela Comissão de Disciplina por causa de seu comportamento durante o Mundial 2006: não se pode aceitar tais coisas, seja sua primeira, quinta ou décima participação numa Copa do Mundo", lamentou Joseph Blatter, presidente da Fifa, durante uma entrevista coletiva em Berlim.

Com a falta de acordo, os jogadores também se recusaram a treinar algumas vezes na concentração, o que causou o abandono da equipe pelo técnico alemão Otto Pfister durante três dias, os três que antecederam a estréia do país na Copa do Mundo. Somente em cima da hora do jogo, ele confirmou que ficaria no banco naquele jogo e nos próximos do Mundial.

Mas, no jogo seguinte, contra a Suíça, os jogadores novamente ameaçaram não ir para o jogo. Ainda sem consenso sobre a premiação, a Fifa ficou em alerta quando soube que o time não tinha embarcado de Wangen, local da concentração, para Dortmund, onde jogaria.

E a entidade máxima do futebol teve que intervir como fiadora da premiação para que os jogadores aceitassem as condições de um acordo e entrassem em campo.

Blatter disse que a Federação Togolesa será advertida porque "a maneira como se comportaram a comissão técnica, os jogadores e os dirigentes do Togo perturba o ambiente positivo do torneio".

Para o jogo contra a França, nesta sexta-feira, não há notícias de ameaça de desistência. O técnico do Togo anunciou, inclusive, que tem planos para a partida. Ele deve colocar cinco jogadores reservas que nunca entraram em campo em confrontos oficiais pela seleção.

França e Togo jogarão nesta sexta-feira em Colônia às 16h (horário de Brasília). A França corre o risco de ser eliminada na primeira fase, dependendo de seu resultado e do que acontecer no jogo entre Coréia do Sul e Suíça, que acontecerá ao mesmo tempo em Hannover.

Com agências internacionais

Leia mais
  • França enfrenta Togo para apagar vexame de 2002

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página