Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2006 - 17h53

França vence Togo, conquista vaga e prolonga carreira de Zidane

Publicidade

THIAGO ARANTES
da Folha Online

A França precisava vencer o Togo, nesta sexta-feira, para garantir uma vaga nas oitavas-de-final da Copa-06, e alcançou o objetivo. Depois de passar o primeiro tempo sem balançar as redes, a equipe campeã mundial em 1998 conseguiu marcar na segunda etapa: 2 a 0.

Para o confronto com os africanos, o treinador Raymond Domenech mudou seu esquema tático: com a suspensão do lateral-esquerdo Abidal, Silvestre assumiu o posto. Mais defensivo, o jogador do Manchester United deu mais liberdade ao meio-campista Vieira, que fez o primeiro gol e deu o passe para o segundo, feito por Henry.

A vitória representa o fim de uma série de cinco jogos sem vitórias, a maior seqüência dos franceses em Copas do Mundo. Mais do que isso, prolonga em pelo menos uma partida a carreira de Zinedine Zidane.

O meia, que completou 34 anos nesta sexta-feira, anunciou que deixará os campos após a disputa do Mundial. Suspenso por ter levado dois cartões amarelos nos dois primeiros jogos, o herói do título mundial de 1998 só pôde assistir à apresentação dos companheiros.

Com o resultado, a equipe alcança a segunda vaga do Grupo G e enfrentará a Espanha --primeira colocada da chave H-- na próxima fase.

O jogo

Precisando da vitória para garantir a classificação, a França começou a partida no ataque. A escalação com Trezeguet e Henry deixou o time mais ofensivo, o que pôde ser comprovado nos primeiros minutos.

Aos 4min, os franceses tiveram a primeira chance, com Trezeguet. Em falha da defesa rival, o jogador da Juventus bateu de virada à esquerda do gol de Agassa. Três minutos depois, o atacante recebeu um cruzamento de Ribéry pela esquerda e cabeceou para boa defesa do arqueiro africano.

Os europeus continuaram a pressionar e até fizeram um gol com Trezeguet --anulado pela arbitragem por impedimento-- aos 14min. À equipe africana restava a opção, pouco aproveitada, dos contra-ataques.

Mesmo diante dos erros de finalização, os franceses continuaram insistindo e aos 39min criaram sua melhor chance. Malouda chutou da entrada da área e Agassa fez grande defesa. No rebote, Trezeguet chutou e o goleiro togolês pegou com os pés.

No segundo tempo, a França voltou a pressionar. Aos 7min, Ribéry teve a chance de marcar após receber cruzamento de Malouda, mas chutou por cima do gol.

Ribéry se recuperaria três minutos depois. Pela esquerda, o meia do Olympique de Marselha avançou e tocou para Vieira, que, de virada, chutou sem defesa para Agassa e abriu o placar.

Aos 16min, a França fez o segundo. O lateral-direito Sagnol cruzou para Vieira que ajeitou para Henry. O artilheiro do Arsenal chutou à direita do arqueiro togolês e ampliou.

Depois de alcançar o resultado que lhe dava a classificação, a equipe comandada por Raymond Domenech tocou a bola e administrou a vitória sobre o Togo, que deixou a Copa com três derrotas.

Especial
  • Veja a ficha técnica e o lance-a-lance de Togo 0 x 2 França
  • Veja o perfil da seleção da França
  • Veja o perfil da seleção de Togo
  • Leia o que já foi publicado sobre o Grupo G
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página