Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2006 - 11h58

Campanha alemã na Copa contagia turcos que vivem na Alemanha

Publicidade

da Folha de S.Paulo

O entusiasmo com a seleção alemã, primeira classificada para as quartas-de-final da Copa, contagiou turcos que vivem na Alemanha.

"Foi uma grande surpresa para muitos alemães, mas os turcos aqui sempre se sentiram como alemães e torciam. Os alemães que simplesmente nunca haviam percebido", disse Celal Altun, presidente da associação turca de Berlim.

Cerca de 1,8 milhão de turcos viviam oficialmente na Alemanha em 2005. A estimativa é que haja outras 3 milhões de pessoas com origens turcas. É a maior comunidade estrangeira no país.

O histórico dessa convivência é de um relacionamento difícil e distante com a população nativa, permeado, inclusive, por ataques racistas contra turcos.

"É claro que torço pela Alemanha. É onde eu vivo. É minha casa também", disse Ahmet Fierat, 28, que mora e trabalha na Alemanha há seis anos.

Segundo ele, turcos, alemães e pessoas de outras nacionalidades lotam uma área com telão próxima do restaurante turco onde trabalha em Berlim a cada jogo da Alemanha.

Nas ruas do bairro em que está o restaurante, onde moram muitos turcos, pessoas circulam com bandeiras da Alemanha e da Turquia, que não está na Copa.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia as notícias sobre a segunda fase do Mundial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página