Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/06/2006 - 14h56

Seleção treina pênaltis, e Dida usa "olhar rival" para adivinhar

Publicidade

EDUARDO VIEIRA DA COSTA
Editor de Esporte da Folha Online, em Bergisch Gladbach

Em preparação para seu primeiro jogo nos mata-matas da Copa do Mundo-2006, na próxima terça-feira, pelas oitavas-de-final, contra Gana, a seleção brasileira treinou cobranças de pênalti neste domingo, em Bergisch Gladbach, onde está concentrada na Alemanha.

De 25 cobranças realizadas, os jogadores conseguiram converter 19. Dida defendeu quatro, e duas foram para fora. Kaká, Ronaldo, Juninho, Juan e Lúcio (2) foram os que desperdiçaram.

De acordo com Dida, é difícil saber como os jogadores de Gana bateriam em caso de uma disputa de pênaltis, já que a maior parte dos atletas não é muito conhecida. Porém ele disse que pelo olhar do rival já é possível adivinhar alguma alguma coisa.

"Realmente é difícil saber como jogadores que você não conhece e nunca viu cobrando um pênalti podem vir. Mas vou estar preparado. Na hora, tem que saber tirar algumas características [dos rivais]. Quem é defensor bate forte, quem é meia tem mais qualidade para colocar", disse.

Ouça Dida falando sobre as penalidades

"Pelos olhos do adversário a gente também tenta tirar alguma coisa, se está nervoso ou se não está, para que você possa naquele momento conseguir adivinhar o que ele pode fazer", continuou.

Nas duas últimas vezes em que entrou em uma decisão por pênaltis, o Brasil levou a melhor. Em 1998, bateu a Holanda no desempate por 4 a 2, pelas semifinais. Em 1994, venceu a Itália na final por 3 a 2. A única derrota aconteceu em 1986, quando caiu diante da França por 5 a 3, nas quartas-de-final.

O atacante Robinho, que sentiu dores musculares no sábado, ficou fora do treino e fez tratamento no hotel. Nesta segunda-feira ele será submetido a uma ressonância magnética que irá apontar se existe realmente e qual o grau da lesão na coxa direita. Segundo o médico José Luís Runco, ele ainda não está descartado para o jogo de terça.

Leia mais
  • "Não podemos nos precipitar", diz médico sobre Robinho

    Especial
  • Leia as notícias sobre a segunda fase da Copa do Mundo
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página