Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2006 - 12h19

Comentarista chinês declara amor à Itália e causa polêmica

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Um normalmente contido e objetivo comentarista de futebol da TV estatal chinesa explodiu de alegria e em elogios ao futebol italiano pela vitória sofrida sobre a Austrália e gerou polêmica na China, onde isso não é comum.

Huang Jianxiang, principal comentarista de futebol da TV chinesa, não pôde controlar seu entusiasmo após a marcação do pênalti duvidoso nos acréscimos que deu à vitória aos italianos.

"Pênalti! Pênalti! Pênalti!", gritava. "Grosso [que sofreu a falta duvidosa] conseguiu, Grosso conseguiu!", prosseguiu. "O grande futebol italiano está de volta! Ele [Grosso] é o sucessor da gloriosa tradição da Itália. Facchetti, Cabrini e Maldini, suas almas estão com ele neste momento", festejava.

"Grosso representa a longa história e tradição do futebol italiano e não está lutando sozinho neste momento", não cansava de dizer.

Com o pênalti convertido pelo meia Totti e a classificação para as quartas-de-final, continuou: "Goooool! Fim de jogo! A Itália venceu! Eles não caíram diante de Hiddink [Guus Hiddink, técnico da Austrália e da Coréia do Sul quando eliminou a seleção italiana em 2002] de novo! É a melhor! De volta, a melhor! Forza Itália! [...] Eles [os australianos] devem voltar para casa. Não precisam ir para um lugar tão longe como a Austrália, já que a maioria vive na Europa".

Huang disse mais tarde que não se lembrava do que havia falado no calor do momento e que sua preferência pela Itália era porque comentou partidas do Campeonato Italiano por muitos anos.

"Sou mais familiarizado com os jogadores italianos. E não gosto da Austrália também. Estava esperando que fossem mal", justificou. A Austrália, que fica na Oceania, passou a fazer parte neste ano da Confederação Asiática.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia as notícias sobre a segunda fase do Mundial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página