Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/06/2006 - 15h14

Al Qaeda defende em vídeo Copa de "guerreiros islâmicos"

Publicidade

da Ansa, em Bagdá

Em um vídeo de 34 minutos de duração, divulgado pela internet, a Al Qaeda se mostra contra o Mundial da Alemanha e a favor da chamada "Copa do Mundo dos Mujahedins [guerreiros islâmicos]", convidando os jovens muçulmanos a unirem-se à Jihad, e criticando as tentativas da imprensa árabe de ligá-los ao Ocidente por meio do futebol.

O vídeo, transmitido por um site islâmico supostamente ligado à a rede terrorista de Osama bin Laden, começa com a frase "Qual gol você prefere?", seguida por imagens de um jogo envolvendo a seleção da Arábia Saudita.

Em seguida, surgem as imagens da explosão de uma bomba no Iraque durante a passagem de um veículo blindado norte-americano.

O vídeo continua com a explicação dos três termos que regem a "Copa do Mundo dos Mujahedins": ódio, ignomínia e orgulho.

O ódio, no vídeo, é apresentado através de imagens da repressão do exército israelense contra a população palestina, incluindo mulheres e crianças, e das condições de reclusão dos prisioneiros muçulmanos na prisão de Guantánamo.

Com o apoio de outras imagens, o segundo termo, "ignomínia", é explicado por meio dos "reality shows", difundidos inclusive no mundo árabe, que, segundo o vídeo, têm o objetivo de "destruir os jovens muçulmanos", no âmbito de um "complô muito perigoso".

O terceiro termo, "orgulho", mostra imagens dos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos e os ataques contra os soldados norte-americanos no Iraque, com um canto ao fundo que diz "mate quem quiser dentre os infiéis", e com uma referência a Osama bin Laden, que "nos ensinou o caminho da fé".

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página