Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2006 - 12h43

Imprensa catalã e basca critica seleção espanhola e até festeja eliminação

Publicidade

da Folha de S.Paulo

As reações na imprensa catalã e na nacionalista basca diante da eliminação da Espanha da Copa foram mais duras do que a de jornais com sede na capital do país, Madri.

A Catalunha e o País Basco são duas Comunidades (Estados) da Espanha onde há pretensões de maior autonomia em relação ao poder federal e até de independência.

Os jornais nacionalistas bascos chegaram a saudar uma eliminação que veio num momento de otimismo exacerbado. "O balão espanhol se esvazia diante da experiência da França", destacou o "Gara".

"De idade avançada, como titulava ontem [nesta terça-feira] a grande maioria da imprensa do Estado espanhol, esvaziou o balão vermelho e amarelo, que tão longe apontava e que finalmente não chegou às quartas-de-final", continuou o diário.

"Escuta, parece mentira o quanto unidos estão para lutar contra o nacionalismo basco e o quanto mal vão na hora de defender o seu", ironizou o "Deia".

Na imprensa catalã, o mote foi o tom crítico, diante da euforia que os colegas de Madri fomentavam e da atuação da Espanha.

Isso foi um reflexo do clima que já se sentia em Barcelona na noite [no horário local] do jogo contra a França, quando não havia nenhum telão para se acompanhar a partida, diferentemente da maioria das grandes cidades do país.

"Volta para casa" foi o título na capa de "La Vanguadia". A Espanha "se apequena diante da França, que virou o jogo com experiência e serenidade", completou o jornal.

No texto interno, titulado de "Perdedores", foi mais duro: "Talvez [a seleção espanhola] tenha futuro, mas ontem cedeu diante do medo". O mesmo com o meia Fabregas, uma das promessas da equipe. "Cesc aprendeu que tem muito de aprender ainda [...]. O ogro Vieira passou a noite lhe dando lições."

De "El Periódico", vieram menções diretas ao trabalho de outros veículos. "Zidane, aposentado por muitas TVs e rádios antes do jogo, terminou calando muitos microfones", afirmou.

"Zidane aposentou a Espanha", acrescentou, em alusão a título do diário esportivo "Marca" de que a Espanha aposentaria o meia, que anunciou que encerraria a carreira depois da Copa.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia as notícias sobre a segunda fase do Mundial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página