Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/06/2006 - 21h21

Itália, Argentina, França e Portugal defendem tabus nas quartas

Publicidade

MARIO HUGO MONKEN
da Folha de S.Paulo

A Argentina defende um tabu contra a Alemanha, sua rival nas quartas-de-final do Mundial. Os donos da casa não vencem os adversários desde a vitória por 1 a 0 na final da Copa de 1990, na Itália.

De lá para cá, foram mais quatro jogos, com duas vitórias sul-americanas e dois empates. Apenas uma das partidas foi oficial: o 2 a 2 do ano passado, pela Copa das Confederações.

A Itália nunca perdeu da Ucrânia. Foram três jogos, com duas vitórias da Azzurra (3 a 1 e 2 a 0), em 1995, pelas eliminatórias da Eurocopa, e um empate (0 a 0), em junho, num amistoso.

A França não perde do Brasil há 14 anos ou quatro jogos. A última vitória brasileira foi em um amistoso em 1992, em Paris (2 a 0).

Nas duas últimas vezes que enfrentou o Brasil em Copas, a França se deu bem. Superou o rival nas quartas-de-final em 1986 nos penâltis após 1 a 1 no tempo normal e prorrogação. E venceu por 3 a 0 na decisão do Mundial de 1998 quando conquistou seu único título.

Portugal não perde da Inglaterra há quatro jogos mas, em confrontos oficiais, a última derrota foi nas semifinais da Copa de 1966 quando caiu por 2 a 1 para os então donos da casa.

De lá para cá, as duas seleções se pegaram cinco vezes em partidas válidas por campeonatos (quatro pela Eurocopa e uma pela Copa do Mundo). Portugal ganhou duas vezes e houve três empates. Uma das vitórias foi no Mundial do México, em 1986 (1 a 0).

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página