Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2006 - 11h06

Escolhido pelos Hornets, Marquinhos completa "time brasileiro" na NBA

Publicidade

da Folha Online

Marcus Vinícius Vieira de Souza, conhecido como Marquinhos, 22, é o mais novo brasileiro a ingressar na NBA, a liga profissional norte-americana de basquete. O ala, de 2,06 m, 43ª escolha do draft --processo de recrutamento anual--, foi selecionado pelo New Orleans Hornets.

Caso seja contratado pela equipe, Marcus Vinícius passará a ser o quinto representante do país na liga, que tem Nenê (Denver Nuggets), Leandrinho (Phoenix Suns), Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers) e Rafael "Baby" Araújo, recém transferido para o Utah Jazz, mas que jogou a última temporada pelo Toronto Raptors.

Dois outros brasileiros disputavam um lugar como azarões. Leonardo "Morro" e João Paulo Batista --que fez boa temporada na Universidade de Gonzaga-- ficaram fora da lista de sessenta calouros.

O primeiro escolhido no processo, pelo Toronto Raptors, foi o ala-pivô italiano Andrea Bargnani. Pertencente ao Benetton Treviso, o jogador de 21 anos teve médias de 11,4 pontos, cinco rebotes e 1,2 tocos.

Com a escolha, Bargnani tornou-se o primeiro europeu escolhido na posição de número um do draft. Antes dele, o último não americano a ter a honra foi o chinês Yao Ming, contratado pelo Houston em 2002.

O italiano chega à liga comparado com Dirk Nowitzki, alemão que levou o Dallas Mavericks à final da temporada 2005/2006. O principal desafio de Bargnani será reerguer a equipe canadense, agora sob o comando do presidente Bryan Colangelo, ex-Phoenix Suns.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a NBA
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página