Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/06/2006 - 12h43

Para Thuram, racismo de líder francês de direita "é estúpido"

Publicidade

da Folha Online

O jogador Lilian Thuram, defensor da seleção francesa, respondeu rispidamente às declarações de Jean-Marie Le Pen, líder da ultra-direita francesa, segundo as quais "os franceses não se sentem totalmente representados [pelo time francês]", devido ao excesso de representação que as minorias raciais têm na equipe.

"Diria que o Sr. Le Pen não sabe que há franceses negros, loiros, morenos. É como se alguém fosse assistir a um jogo de basquete e ficasse surpreso com o número de jogadores negros no time americano. É estúpido", disse o recordista de partidas com a seleção francesa (118), que acrescentou:

"O pior é que ele apresenta a si próprio como candidato a ser presidente da França e não conhece a história dos franceses". Le Pen, de discurso tradicionalmente contrário às minorias francesas, surpreendeu nas últimas eleições à presidência do país, em 2002, quando, embora derrotado por Jacques Chirac, conseguiu chegar ao segundo turno das eleições.

Thuram, que se prepara para enfrentar o Brasil no próximo sábado, em Frankfurt, por uma vaga nas semifinais do Copa do Mundo, acrescentou que "o que é ótimo no futebol é que as pessoas celebram o time francês e não perguntam se um jogador é negro ou não."

"Temos muito, muito orgulho de ser franceses", finalizou o atleta, que nasceu no arquipélago caribenho de Guadalupe, unidade administrativa da França.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia as notícias sobre a segunda fase do Mundial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página