Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/06/2006 - 16h55

Desde 1966, Argentina não vence 2 europeus em Copas na Europa

Publicidade

ANDRÉ LUÍS NERY
da Folha Online

Com o empate por 1 a 1 e derrota nos pênaltis (4 a 2), nesta sexta-feira, em Berlim, contra a Alemanha, pelas quartas-de-final, a Argentina manteve o tabu de 40 anos sem conseguir ganhar duas vezes de rivais europeus em Copas do Mundo na Europa.

Desde 1966, os argentinos não conseguem duas vitórias contra estes adversários em Mundiais no velho continente. Há 40 anos, a seleção sul-americana tinha superado a Espanha (2 a 1) e a Suíça (2 a 0) na primeira fase. Além disso, empatou com a Alemanha (também na primeira fase) e perdeu da Inglaterra (quartas).

No Mundial alemão, antes dos anfitriões, a seleção argentina havia disputado duas partidas contra europeus --tinha goleado a Sérvia e Montenegro por 6 a 0 e empatado com a Holanda por 0 a 0. Ambos os jogos foram pela primeira fase.

Mesmo em 1990, na Itália, quando chegou à decisão, a Argentina não quebrou esse tabu. Na época, ganhou apenas da ex-União Soviética (2 a 0), empatou com Romênia (1 a 1), ex-Iugoslávia (0 a 0, quartas) e Itália (1 a 1, semifinais) e perdeu da Alemanha (1 a 0, na final). Nas quartas e semifinais, o time sul-americano ganhou nos pênaltis.

Em 1998, na França, a seleção argentina fez três partidas contra europeus, com uma vitória, um empate e uma derrota. Em 1982, na Espanha, foram dois reveses e um triunfo. Em 1974, na Alemanha, perdeu dois e empatou dois.

A partida contra os alemães foi a 45ª do país sul-americano contra europeus em Copas. No histórico, os argentinos somam 18 vitórias, 12 empates e 15 derrotas.

Leia mais
  • "Olé" diz que árbitro foi "caseiro", mas não o culpa pela eliminação
  • Alemanha e Argentina fazem jogo mais faltoso da Copa-06
  • Argentina mantém sina de fracassos após fim da "era Maradona"
  • Alemanha mantém 100% nos pênaltis em Copas

    Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página