Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/07/2006 - 18h21

Aldeões do Kosovo acusam tropas italianas de festejar vitória com tiros

Publicidade

da Folha de S.Paulo

Disparos foram ouvidos numa aldeia no Kosovo na noite desta terça-feira, depois da vitória da Itália sobre a Alemanha pelas semifinais da Copa. Moradores acusam militares italianos de serem os responsáveis.

"O mais provável é que os tiros tenham sido de italianos", disse o aldeão Stojan Doncic. Também ocorreu um explosão. "Isso era provavelmente dos albaneses", acusou Doncic.

Soldados italianos fazem parte das forças de paz que patrulham o Kosovo, província sérvia sob administração da ONU e da OTAN (aliança militar ocidental) desde 1999, por causa de matanças de civis de origem albanesa por sérvios.

O incidente ocorreu na aldeia de Grabac, composta por cerca de 100 sérvios, e assustou moradores, que reclamaram com as tropas internacionais.

Esse local chegou a ficar abandonado, por causa de ataques de vingança da população de origem albanesa, que é maioria em Kosovo, e voltou a ser habitado recentemente, com a proteção das forças de paz.

O porta-voz das tropas internacionais, Klaus Treude, disse que uma investigação sobre o caso foi aberta e negou que soldados sejam os responsáveis pelos disparos.

Tatjana Tosic, moradora da comunidade sérvia, disse que os tiros chegaram a danificar casas. "As pessoas tiveram de sair por causa dos disparos, e a situação só se acalmou com a chegada das forças de paz e da polícia", contou.

Com agências internacionais

Especial
  • Opine: para quem você vai torcer na final da Copa?
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página