Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/07/2006 - 03h43

A Copa no Mundo: "Roubaram o puto"

Publicidade

da Folha de S.Paulo

A imprensa portuguesa recebeu com decepção a eliminação de sua seleção da Copa do Mundo-2006, mas reconheceu os esforços dos "pupilos" de Scolari.

"Roubaram o puto [garoto em português de Portugal]", é o título do jornal português "O Jogo".

Reprodução

Capa de "O Jogo" desta quinta


"Outra vez de pênalti, outra vez Zidane, outra vez injusto. Portugal jogou melhor do que a França, fez a melhor exibição do Mundial, mas cometeu um erro imperdoável e vai pagá-lo indo para Stuttgart disputar o terceiro lugar, ao passo que os franceses, que gastaram a maior parte do tempo a defender, seguem para Berlim", diz o jornal.

"Portugal não vai cumprir o sonho de disputar a sua primeira final de uma Copa do Mundo. Voltou a imperar a maldição do galo", afirma o "Jogo", "a França segurou Portugal como Portugal havia segurado a Holanda nas oitavas-de-final: a sofrer, unida, consciente de que não podia falhar o propósito da final".

"Quanto a futebol jogado, vai para casa quem jogou bonito", conclui o jornal.

Já o "Record" traz como título para a matéria sobre o jogo da semifinal: "Portugal-França, 0-1: A Bastilha não caiu".

"Um pequeno erro que deu o gol de pênalti, um remate de cabeça de Figo por cima, algum domínio territorial, mas a verdade é que a seleção voltou a perder para a França que teve uma defesa de ferro", diz o jornal.

"Fica um amargo gosto na boca porque os pupilos de Scolari fizeram ontem talvez a exibição mais equilibrada e conseguida neste Mundial mas não receberam o prêmio maior que ambicionavam: chegar à final em Berlim", afirma o "Record".

"Scolari fez as mudanças que pensou serem melhores mas, quem sabe, se tivesse arriscado mais cedo não teria colhido o fruto desejado. Resta, agora, igualar o terceiro lugar dos Magriços (como é conhecida a seleção portuguesa de 1966, que disputou a Copa da Inglaterra)", termina o diário.

O também português "A Bola" segue a mesma linha dos outros jornais portugueses. "Não chores, Portugal! Custa perder assim, mas a França não foi superior", diz o jornal.

"A França foi calculista? Sem dúvida! Arriscou pouco, apenas no contra-ataque, mas venceu graças à boa organização defensiva", diz a "Bola", "em vantagem, os franceses trataram de defendê-la e levaram o barco a bom porto".

"Chegar às semifinais é uma proeza só ao alcance dos melhores. Que o digam Inglaterra, Argentina, Brasil, Espanha...", termina o jornal. "O balanço da campanha portuguesa no Mundial é positivo. Não há razão para chorar...".

Obrigado, Zizou

"Zidane envia a equipe francesa para a final" é a manchete do jornal francês "Le Monde".

"A equipe francesa se qualificou para sua segunda final de Copa, após superar um belo time português graças a um tiro de pênalti de Zidane", diz o jornal.

"Os 'bleus' sofreram, mas a performance defensiva francesa assegurou à equipe de Domenech uma formidável classificação para enfrentar a Itália na final", afirma o "Le Monde".

Deus do futebol

Zidane foi eleito o melhor em campo pelo tablóide alemão "Bild", que afirma que "o mundo do futebol deve ficar feliz, pois o palco da última apresentação do Deus do futebol será uma final de Copa".

"O pênalti [cobrado por Zidane] foi indefensável para Ricardo, que já havia segurado três pênaltis da Inglaterra", continua o diário.

"Agora, na disputa pelo terceiro lugar, nós jogaremos contra Portugal. Mas esses aí nós conseguimos bater. Portugal não tem Zidane", diz o "Bild".

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página