Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 16h51

Copa-06 consagra o uso de tecnologia móvel no evento

Publicidade

da Folha Online

A Copa do Mundo da Alemanha teve uma estrutura tecnológica para a troca de informações, internas e externas, sem precedentes para o evento. O primeiro dado que aponta essa característica é que todos os membros do Comitê de Organização neste ano estavam munidos de notebooks --3 mil, no total, segundo informações do site da Fifa.

O dado é mais impressionante se comparado com a Copa do Mundo de 2002, na Ásia --o berço da tecnologia mundial de ponta, diga-se de passagem--, em que 90% dos computadores utilizados pela organização eram desktops (computadores de mesa, não-portáteis).

Na Alemanha, os organizadores portavam um banco de dados sobre os jogos e o torneio constantemente atualizados ao viajar pelas 12 cidades-sede do campeonato.

Uma estimativa total das quatro empresas de telecomunicação envolvidas no megaprojeto da Fifa, divulgada no próprio site da Federação, mostra que foram feitos 40 mil pontos de conexão à internet para a organização, envolvendo o trabalho de mais de mil profissionais de tecnologia da informação e 8 mil quilômetros de cabos de computadores.

Estima-se que houve, internamente, uma movimentação 15 terabites de dados (15 mil gigabites, ou 15 milhões de megabites), sem contar o site da Federação.

O site da Fifa, oferecido em nove diferentes idiomas, registrou, até o início da última semana do evento, 2,5 bilhões de pageviews, contando as interfaces de texto, fotos, vídeo e transmissão de jogos ao vivo.

Especial
  • Leia cobertura completa da Copa do Mundo-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página