Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/07/2006 - 22h33

Com dois gols de Ricardo Oliveira, São Paulo bate o Grêmio no Morumbi

Publicidade

da Folha Online

Sem jogar desde o dia 4 de junho, o São Paulo recomeçou o Campeonato Brasileiro com um bom resultado. Nesta quarta-feira, derrotou o Grêmio por 2 a 1, no Morumbi, e se manteve a um ponto da liderança da competição. O atacante Ricardo Oliveira, autor de dois gols, foi o destaque do jogo.

Contando com a paralisação de um mês do torneio por causa da Copa do Mundo, o técnico Muricy Ramalho chegou a ensaiar uma mudança tática, a utilização do 4-4-2. No entanto, optou por continuar com o tradicional 3-5-2 e promoveu o zagueiro Alex Silva a titular --Fabão e André Dias estavam suspensos e Edcarlos, sem condições físicas.

Por outro lado, o São Paulo contou com o goleiro Rogério Ceni e com o volante Mineiro, que disputaram o Mundial-06 pela seleção brasileira.

O jogo de hoje serviu como preparação são-paulina para a partida de volta das quartas-de-final da Libertadores, contra o Estudiantes (Argentina), em casa, na próxima quarta-feira.

No próximo sábado, o São Paulo volta a campo na segunda partida "preparatória", contra o Figueirense, no Morumbi. Um dia depois, o Grêmio, que tem 15 pontos, recebe o Fluminense.

O jogo

São Paulo e Grêmio iniciaram a partida de maneira bastante movimentada. Apesar de tentar controlar a posse de bola, time paulista não conseguia impor seu ritmo. Com um bom sistema de marcação, Grêmio roubava a bola e disparava em velocidade, principalmente pela direita, incomodando bastante o seu adversário.

Aos 7min, esta receita funcionou para os gaúchos. Patrício puxou contra-ataque rápido pela direita. A bola sobrou para Ramon bater para o meio da área. O chute desviou no zagueiro Alex e entrou no gol defendido por Rogério Ceni.

Atrás no marcador e inferior no gramado, o São Paulo adiantou sua marcação e, aos poucos, passou a aproveitar o melhor nível técnico de seus jogadores e começou a dominar o jogo.

Aos 18min, Ricardo Oliveira não desperdiçou. Após cobrança de escanteio na primeira trave, ele cabeceou bem e encobriu o goleiro Galatto para empatar o jogo.

Com a igualdade, a movimentação das equipes diminuiu e as oportunidades rarearam. Já no final da etapa inicial, Nunes derrubou Ricardo Oliveira em contra-ataque são-paulino, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso pelo árbitro Álvaro Quelhas.

A expulsão, que revoltou os jogadores da equipe gaúcha, deixou o jogo duro, com entradas violentas e muitas reclamações.

Para a etapa final, o São Paulo voltou mais ofensivo. Leandro substituiu o zagueiro Alex, deixando a equipe no 4-4-2. Com o novo esquema, o time mostrou um futebol mais leve e alegre e pressionou o adversário no início do segundo tempo.

Com isso, o São Paulo não demorou para chegar à virada. Aos 10min, Danilo aproveitou cruzamento e, de cabeça, tocou para Ricardo Oliveira bater forte, 2 a 1.

Aos 25min, o zagueiro Alex Silva fez falta em Herrera e foi expulso, igualando o número de jogadores de cada time.

Apesar da melhora e da tentativa de chegar ao gol do empate, o Grêmio não conseguiu levar real perigo à meta de Rogério Ceni e saiu do Morumbi com o resultado negativo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Veja a cobertura completa do Campeonato Brasileiro
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página