Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/07/2006 - 17h36

Juventus, Lazio e Fiorentina são rebaixadas na Itália; Milan escapa

Publicidade

da Folha Online

A Juventus, um dos mais tradicionais times da Itália, terá que disputar a Série B do Campeonato Italiano na próxima temporada, depois de sofrer a punição em julgamento realizado nesta sexta-feira, na cidade de Roma.

O descenso do clube de Turim, que tem em seu elenco o brasileiro Emerson, acontece devido ao escândalo de corrupção no futebol italiano, que envolve clubes, jogadores e arbitragem. A Juventus foi considerada a maior envolvida.

Segundo a sentença emitida hoje pela Comissão de Arbitragem Esportiva no escândalo de corrupção no futebol no país, o clube ainda perderá 30 pontos logo no início do campeonato da Série B. A equipe ainda perderá o "scudetto" obtido na temporada anterior e não receberá o que ganhou nesta última. Mas a equipe promete recorrer da decisão.

"Estávamos esperando por uma decisão mais equilibrada. Vamos levar o veredicto ao conselho federal. Não entendemos como podem nos excluir do campeonato. Somos o único time que demonstrou uma clara vontade de mudar. A Série B com 30 pontos a menos é absolutamente inaceitável", disse Giovanni Cobolli Gigli, presidente do clube.

Fiorentina e Lazio, outros clubes envolvidos no escândalo, também irão para a segunda divisão e perderão, respectivamente, 12 e 7 pontos cada uma.

Já o Milan, presidido pelo magnata Silvio Berlusconi, foi o único clube a permanecer na divisão de elite, mas não poderá disputar a Copa dos Campeões. Mas a equipe de Milão iniciará a Séria A da Itália com 15 pontos a menos. O time tem os brasileiros Dida, Cafu, Serginho, Kaká e Amoroso.

Os clubes condenados terão um prazo de três dias para apelar ao Tribunal Federal de arbitragem. Este deve se reunir no final da próxima semana para divulgar um veredicto definitivo, esperado no máximo para 24 de julho

Além dos quatro clubes, também foram punidos pelo caso alguns árbitros, dirigentes de clubes e diretores da Figc (Federação Italiana de Futebol).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Campeonato Italiano
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página