Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2006 - 12h23

"Homem mais rápido do mundo", Gatlin pode ser banido do atletismo

Publicidade

da Folha Online

Detentor do recorde mundial dos 100m rasos, com 9s77, mesma marca do jamaicano Asafa Powell, o norte-americano Justin Gatlin pode perder a marca e ser expulso do atletismo por uso de doping, informou neste domingo a Iaaf (Federação Internacional de Atletismo).

O velocista revelou no sábado que testou positivo para testosterona após uma prova no último dia 22 de abril, em Kansas (EUA), algumas semanas antes de igualar o recorde de Powell, no dia 12 de maio.

"Se for confirmado [o doping], [Gatlin] perderá todos os resultados obtidos desde o teste", afirmou o porta-voz da Iaaf, Nick Davies.

Assim, ele conservará as medalhas obtidas nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004 --ouro nos 100m, prata no revezamento 4x100m e bronze nos 200m-- e no Mundial-05, disputado em Helsinque (FIN), quando conquistou a primeira colocação nos 100m e nos 200m.

Ainda segundo a federação, "se a Usada [Agência Norte-americana Antidoping] confirmar a violação, a pena prevista pelos regulamentos da Iaaf é a exclusão do esporte", já que Gatlin é reincidente --em 2001, exames revelaram o uso de anfetaminas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Justin Gatlin
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página