Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/07/2006 - 17h48

Santos goleia reservas do São Paulo e "volta" ao Nacional

Publicidade

da Folha Online

Jogando no contra-ataque, o Santos derrotou o São Paulo, que atuou com uma equipe formada basicamente por reservas, por 4 a 0, neste domingo, no Morumbi, e voltou a se aproximar dos líderes do Campeonato Brasileiro.

Agora com 24 pontos, o atual campeão paulista diminuiu para cinco pontos a desvantagem em relação ao rival de hoje, que segue na primeira colocação mesmo com a derrota.

O resultado marcou ainda a queda de três marcas do São Paulo, que vinha de uma série de 10 jogos sem perder e tinha aproveitamento de 100% dos pontos em seu estádio no Nacional. Além disso, o clube paulistano conheceu o seu primeiro revés em clássicos neste ano.

A goleada, no entanto, não deve causar grandes estragos no Morumbi, já que Muricy Ramalho optou por utilizar uma escalação semelhante à que havia vencido a Ponte Preta, na última rodada. Assim, o São Paulo atuou com apenas um titular, o goleiro Rogério Ceni, além de Edcarlos, que segue na vaga de André Dias, ainda resolvendo problemas judiciais.

A opção de levar a campo um time B teve como objetivo poupar os principais jogadores são-paulinos para a segunda partida das semifinais da Libertadores, contra o Chivas, na quarta-feira. Após vencer os mexicanos por 1 a 0 na última semana, a equipe brasileira só precisa de um empate jogando em casa.

O jogo

A partida começou com o São Paulo ficando mais com a posse de bola e trocando passes no seu campo de ataque. Fechado atrás, o Santos tentava os contra-ataques puxados por Rodrigo Tabata e Reinaldo.

A postura ofensiva de Muricy Ramalho fez com que o são-paulinos criassem três oportunidades de abrir o placar na etapa inicial. A primeira, logo aos 8min, quando Ilsinho tabelou com Lenílson, que arriscou chute de longe e acertou a trave direita do Santos.

Aos 32min, Fábio Costa saiu mal do gol. Thiago encobriu o goleiro, mas Alex Dias cabeceou fraco, o que possibilitou a recuperação do santista, que fez a defesa.

Seis minutos depois, outra chance do São Paulo. Thiago driblou Manzur e chutou no meio do gol. Fábio Costa rebateu, e a bola sobrou para o próprio atacante são-paulino, que não conseguiu dar seqüência à jogada.

O São Paulo pagou caro pela incompetência de seu ataque e sofreu dois gols no final do primeiro tempo graças a falhas de seus defensores.

O primeiro a errar foi Alex, que não conseguiu interceptar cruzamento de Dênis para Fabiano, que só completou para o gol de Rogério Ceni, aos 41 minutos.

O segundo gol demorou apenas mais três minutos. Após lançamento longo para Kléber, que aproveitou falha de Alex Silva, o lateral rolou para Fabiano empurrar para o fundo da rede dos rivais: 2 a 0.

Na etapa final, o Santos voltou mais tranqüilo e passou a dominar as ações ofensivas do jogo. Assim, logo no início do segundo tempo, Maldonado arriscou de longe e obrigou Rogério Ceni a mandar para escanteio.

Aos 9min, a defesa são-paulina fez linha de impedimento em cruzamento de Rodrigo Tabata. No entanto, o ala-direito Dênis, em posição legal, recebeu a bola e ampliou.

O quarto gol santista quase saiu aos 17min, quando Reinaldo puxou contra-ataque em velocidade e rolou para Rodrigo Tabata, que dentro da área, não conseguiu finalizar.

Aos 26min, o São Paulo perdeu as suas duas melhores chances de marcar. Nos dois lances, Maldonado evitou, em cima da linha, os gols oriundos de cobranças de escanteio fechadas.

Logo em seguida, Reinaldo saiu em velocidade mais uma vez e cruzou para Rodrigo Tiuí. O atacante não conseguiu finalizar na primeira vez, mas ainda sim ficou a bola e empurrou para a meta adversária.

O Santos ainda quase chegou ao quinto gol com Reinaldo, que recebeu bom passe de Wendel e tentou o toque no canto de Rogério Ceni. A bola, caprichosamente, passou à esquerda da trave.

O São Paulo ainda teve o zagueiro Alex expulso aos 38min por interceptar um passe com a mão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia o que já foi publicado sobre o Santos
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página