Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 00h13

Na estréia de Leão, Corinthians vence e sai da lanterna

Publicidade

da Folha Online

Na estréia do técnico Emerson Leão, o Corinthians venceu o Fluminense por 2 a 1, no Maracanã, na noite desta quarta-feira, resultado que tirou o time da lanterna do Campeonato Brasileiro-06.

Após assegurar a vantagem no placar no início do jogo, a equipe do Corinthians parecia querer recuperar o tempo perdido. Mas fora a fibra do goleiro Marcelo, que contribuiu para a decisão em lances que poderiam ter mudado o resultado da partida no segundo tempo, e as investidas de Carlos Tevez até o fim do jogo, o desempenho da equipe decaiu ao longo da partida.

Em um jogo que tinha todos os elementos de tensão para o time paulista, as confusões começaram no início. A escalação divulgada pela assessoria de imprensa do clube antes do jogo trazia Coelho na lateral direita. Ao entrar em campo, no entanto, o time vinha com Eduardo.

Leão declarou aos repórteres em campo que a falha foi da assessoria, negando que tinha divulgado uma escalação diferente da oficial.

O jogo

Foi dos pés de Eduardo que saiu o lance do primeiro gol da "reação corinthiana", antes mesmo do jogo completar 2 minutos de duração. Após avançar pela lateral direita, o jogador fez um cruzamento no tempo certo para Carlitos Tevez abrir para a esquerda, em posição para receber sozinho e completar com segurança para dentro, no meio do gol: 1 a 0.

A equipe paulista seguiu avançando e trazendo lances de perigo para o time carioca, demonstrando sinais de recuperação no ânimo dos jogadores. Tevez chegou a conseguir um novo chute, após se livrar de dois zagueiros na entrada da área, aos 5min de jogo, mas não para aumentar o placar, ainda.

Aos 10min Carlos Alberto tentou o primeiro de seus dribles, chegando pela lateral direita. Sofreu falta e se preparou para a cobrança. Em uma jogada que parecia ensaiada, a bola do meia chegou até a entrada da pequena área, de onde Marinho emendou uma cabeçada cruzada para o canto alto direito do goleiro, aumentando o placar da reação.

Em desvantagem, o Fluminense não entregou o jogo e foi ganhando espaço. Pressionando a saída do time comandado por Leão, o Fluminense investiu na substituição de Rissut por Beto antes dos 20min de jogo e o time conseguiu chegar com perigo.

Aos 20 min, Petkovic cobrou uma falta pela direita e Roger cabeceou com precisão no canto direito do gol de Marcelo. A bola bateu na trave, no chão, pelo lado de fora.

Três minutos depois, Marinho furou uma defesa na esquerda do ataque do Fluminense, e Tuta recebeu com tranqüilidade um cruzamento no meio da área. Chegando atrasado, Gustavo Nery calçou o pé de apoio do atacante, que caiu na seqüência.

Para a ira do técnico Leão, o árbitro marcou pênalti. Tuta converteu, no canto esquerdo, com bola rasteira. O goleiro Marcelo chegou a tocar na bola, mas não defendeu.

O jogo passou a ficar equilibrado e disputado. Os jogadores da equipe paulista arriscavam dribles, como Carlos Alberto no meio-campo, e Tevez, na entrada da área.

No segundo tempo, o Fluminense chegou trazendo perigo para o Corinthians. Mais organizado, agredia mais a defesa corinthiana e teve um gol anuado, pela posição irregular de Jean.

O Corinthians avançou apenas em brechas da defesa carioca, quando Tevez criava alguns lances de perigo.

Com os ânimos acirrados, Paulo Almeida foi expulso com o segundo cartão amarelo aos 33min, apó falta em Petkovic.

Aos 35min, Tuta teve a chance de empatar, recebendo um lançamento para dividir com o goleiro corintiano, mas perdeu o tempo da cabeçada. O time carioca ainda esboçou uma reação, mas esbarrou na defesa corintiana.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página