Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/09/2006 - 17h57

Com dois a menos, Corinthians segura empate com o São Paulo

Publicidade

da Folha Online

Com dois jogadores a menos desde os 25min do primeiro tempo --César e Eduardo foram expulsos--, o Corinthians suportou a pressão e empatou com o São Paulo por 0 a 0, neste domingo, no Morumbi, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro

Apesar do resultado até certo ponto heróico, o time de Parque São Jorge segue sem vencer o adversário há mais de três anos. Seu último triunfo ocorreu na decisão do Paulista-03.

Desde então, foram 11 jogos, sendo sete vitórias do São Paulo --ou oito triunfos, se contabilizado o 3 a 2 pelo Nacional de 2005 que acabou anulado pela Justiça Desportiva.

Somente neste ano foram três partidas. Além do empate deste domingo, o São Paulo venceu os outros dois confrontos --2 a 1 no Paulista, e 3 a 1 no primeiro turno do Campeonato Brasileiro deste ano.

O resultado desta tarde, porém, não muda a situação das duas equipes na competição. O time de Morumbi permanece na liderança, agora com 43 pontos. O Corinthians, que deixou a zona de rebaixamento na última rodada após três meses, soma 27 e ainda está próximo dos últimos colocados.

O clássico também marcou as estréias na equipe corintiana de Amoroso, Magrão e César, que foi expulso logo aos 6min da etapa inicial e prejudicou o desempenho do time de Parque São Jorge.

O São Paulo volta a jogar pelo Nacional-06 no próximo domingo (17) contra o Internacional, no Morumbi. Um dia antes, o Corinthians enfrenta o Paraná, em casa.

O jogo

A rivalidade cada vez maior entre as duas equipes esteve presente em todos os setores do clássico. Do lado de fora, confronto entre as torcidas antes do início. Dentro do gramado, muitas faltas e duas expulsões --César e Eduardo, ambos do Corinthians -- ainda no primeiro tempo.

O técnico Muricy Ramalho surpreendeu na escalação. Em vez do 3-6-1, optou pelo 3-5-2. Deixou Danilo no banco de reservas. Com isso, Lenílson teve a responsabilidade de articular as jogadas, e Thiago teve a companhia de Leandro no ataque.

Por outro lado, Emerson Leão apostou num time ofensivo, com dois meias --Roger e Carlos Alberto-- e dois atacantes --Rafael Moura e Amoroso. Teve pouco tempo para saber se a mudança tática daria certo. Logo aos 6min, o lateral-esquerdo César, que fazia sua estréia, recebeu cartão vermelho após chutar o ala são-paulino Souza.

Com um a mais, o São Paulo começou a levar vantagem no meio-campo, principalmente depois da saída de Roger, que deu lugar para Gustavo Nery. Apesar disso, sua primeira oportunidade ocorreu somente aos 12min, com uma cabeçada de Edcarlos.

Com o passar do tempo, o time corintiano equilibrou a partida. Porém, aos 25min, Eduardo fez falta em Thiago e também foi expulso. Mesmo com dois a mais em campo, a equipe do Morumbi explorava pouco as jogadas pelas laterais. Muricy colocou um outro atacante --Tadeu-- no lugar de Souza. Nada mudou.

Por incrível que pareça, a melhor oportunidade foi da equipe de Parque São Jorge. Aos 45min, Rafael Moura entrou livre dentro da área e tocou em cima de Rogério Ceni, que evitou a abertura do marcador.

Muricy Ramalho notou a dificuldade. Abriu mão de um terceiro zagueiro (Edcarlos) e colocou Danilo. Mandou sua equipe para cima do adversário, enquanto o Corinthians se limitava a defender.

Aos poucos o time corintiano mostrava sinais de cansaço, e a pressão são-paulina começou a aumentar. Foram quatro oportunidades reais.

Tadeu cabeceou na trave, aos 12min, enquanto Danilo, livre na área, chutou por cima, aos 16min. O mesmo Danilo bateu na trave, aos 28min. Quatro minutos mais tarde, Lenílson errou na finalização.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Corinthians
  • Leia o que já foi publicado sobre o São Paulo
  • Leia cobertura completa do Campeonato Brasileiro-2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página